
A Polícia Civil de Alagoas localizou o turista que havia desaparecido na Praia do Francês, no município de Marechal Deodoro, litoral Sul do estado. Márcio José do Vale, de 52 anos, saiu de Caruaru, em Pernambuco para passar o dia na praia com uma excursão no dia 11 de outubro, domingo.
Como foi o desaparecimento
Segundo relatos de pessoas do grupo da viagem , Márcio ficou perto dos pertences do grupo quando decidiu trocar de lugar com um colega. Depois de um tempo, ele foi em direção ao chuveiro da praia para se lavar antes de voltar para a casa com o grupo.
No entanto, o turista não retornou ao ponto combinado e também não embarcou no ônibus da excursão. Segundo a família, Márcio tem uma deficiência cognitiva e a condição pode ter dificultado o retorno dele para o ônibus.
Este sumiço fez com que os familiares ficassem muito preocupados e registrasse o desaparecimento dele na Polícia. Outras forças também foram mobilizadas como o Corpo de Bombeiros e a Polícia militar que realizaram buscas em diferentes pontos da capital e cidades próximas.
Segundo o Delegado titular da Coordenação de Pessoas Desaparecidas da Polícia Civil de Alagoas, Ronilson Medeiros, Márcio foi encontrado na tarde de terça-feira (13) em uma rodoviária na região de Maceió, na capital. Durante as buscas, os agentes analisaram imagens de câmeras de monitoramento da região da praia do Francês para tentar localizar o turista.
Os familiares de Márcio também recebeu informações de que ele poderia ter sido visto na Avenida Fernandes Lima, no bairro Farol, me Maceió Mas, durante as buscas, a família não conseguiu confirmar a informação.
O que fazer para evitar desaparecimentos durante uma excursão?
O caso de Márcio não está isolado. Durante viagens de excursão, muitas crianças e idosos acabam se perdendo do grupo por diversos motivos. Segundo a Polícia Civil de Alagoas, alguns cuidados são importantes para garantir a segurança de todos durante o passeio.
O primeiro cuidado é identificar crianças e idosos. É possível usar uma pulseirinha com o nome escrito ou um adesivo com o nome, o telefone de alguém próximo para que seja possível fazer contato.
Quando chegar ao destino da viagem, é importante que o grupo combine pontos de encontro, caso alguém se perca. Se a excursão for com um guia de turismo, a polícia orienta a ter o contato do guia e de outros integrantes e sempre avisar, caso seja necessário se afastar.
Outra dica da Coordenação de Pessoas Desaparecidas da Polícia Civil de Alagoas é evitar sair sozinho em locais desconhecidos .
Em caso de desaparecimento, os familiares e amigos do grupo não precisam esperar 24 horas para comunicar as autoridades . O grupo deve buscar a Delegacia de Polícia Civil mais próxima para fazer o registro do boletim de ocorrência. Quanto mais cedo as autoridades forem acionadas, mais rapidamente poderão ser adotadas as providências necessárias.