Confira 5 dicas para viagens de carro neste final de ano

Saiba como deixar tudo em ordem para evitar intercorrências no período reservado ao descanso

Viagem de carro deve ser planejada
Foto: Reprodução/Agência Brasil
Viagem de carro deve ser planejada

Com a chegada das  férias escolares  e as folgas de final de ano, muitas famílias aproveitam para viajar de carro . Por esse motivo, o movimento é intenso nas estradas entre os meses de dezembro e janeiro. Dados da Agência de Transportes do Estado de São Paulo  (Artesp)  mostram que mais de 5,2 milhões de veículos saíram da capital rumo ao litoral e interior durante o período de Natal e Ano Novo em 2024. A previsão é que este número aumente em 2025.

Para que essa viagem seja segura e tranquila para todos, o Portal iG conversou com o especialista no setor automotivo, Alan Ladeia, que deu cinco  recomendações essenciais para garantir uma viagem sem intercorrências.




Para Alan, a primeira ação é realizar uma  revisão completa no carro“Nada substitui uma checagem completa nos pneus, freios, óleo, fluido de arrefecimento e sistema de iluminação. Uma manutenção bem-feita pode fazer toda a diferença entre um passeio tranquilo e um grande risco” afirma.

Revisão completa

Segundo o especialista, checar o estado de desgaste dos pneus, se há bolhas ou cortes é muito importante porque são a causa mais comum de acidentes. Além deles, a troca regular de óleo e a verificação dos fluidos ajudam a prevenir panes durante viagens longas. A boa iluminação vai garantir uma viagem segura.  

Atenção aos pneus e suspensão

Ter os pneus bem calibrados e a suspensão em bom estado vão garantir a estabilidade e o conforto, fator importantíssimo em viagens com muitas curvas e para quem leva crianças e idosos no carro. Isso evita prejuízos como desgaste irregular e risco de falha mecânica. 

Esteja atento à documentação exigida!

Tenha em mãos documentos do veículo e habilitação com antecedência. É importante providenciar itens de segurança como triângulo, macaco, chave de roda, lanterna, extintor de incêndio (se for obrigatório ou não), água e um kit básico de primeiros socorros sempre antes de sair de casa. Em viagens de longa trajetória, esses itens são muito úteis. Mas também podem ser de grande ajuda caso haja alguma intercorrência durante engarrafamento ou até em trechos mais curtos.

Fuja dos horários de pico!

Sair de casa nos horários menos movimentados deve estar dentro do seu planejamento, principalmente se você for levar crianças, animais de estimação ou muitas pessoas dentro do carro. Geralmente, ao entardecer de véspera de feriado ou na manhã do dia de saída há menor fluxo de carros na estrada. Isso ajuda a evitar congestionamentos, estresse e diminui o risco de acidentes.

Antes de dirigir, descanse!

“O cansaço atrapalha muitos motoristas na estrada. Nunca o subestime”, afirmou o especialista. Ele aconselha intercalar paradas regulares para descanso, se a distância a ser percorrida for longa.  “Dirigir cansado é perigoso, pois diminui os reflexos e prejudica a atenção no trânsito. O descanso vai garantir maior atenção também em quem estará na estrada junto com você.”

De acordo com o especialista, a forma como o motorista dirige também faz muita diferença no bom desempenho da viagem.  “Muitos acidentes podem ser evitados com atitudes simples e básicas como: não beber antes de dirigir, respeitar os limites de velocidade e manter atenção redobrada em trechos com maior movimento.” A estrada é um meio comum, por isso é importante manter a calma, respeitar a sinalização e zelar pela segurança de todos.