
Pequena no tamanho, mas gigante na ambição, a cidade de Anhanguera, considerada pelo IBGE o menor município de Goiás, com apenas 44 km² de área, prepara uma façanha para entrar no Guinness World Records: a produção da maior caipirinha do planeta. A bebida será servida durante o 5º Festival Gastronômico do Limão Taiti, marcado para o dia 9 de novembro, celebrando também os 72 anos de emancipação da cidade.
O festival é a oportunidade de valorizar a produção local do limão-taiti, fruta que dá à cidade o título oficial de Capital Goiana do Limão Taiti.
A caipirinha que almeja o Guinness terá 1.500 litros, superando o recorde atual de 1.000 litros, registrado em Belo Horizonte (MG) . Para atingir esse volume impressionante, serão utilizados 380 kg de limão-taiti, 680 litros de água mineral, 150 sacos de gelo, 100 litros de cachaça e 170 kg de açúcar.
A mistura começará em betoneiras de 400 litros, antes de ser transferida para um tonel de aço inox com capacidade para os 1,5 mil litros.
Além da bebida, o festival vai oferecer feijoada gratuita ao público, reforçando o caráter de celebração e integração social do evento. Durante os três dias de festival — de 7 a 9 de novembro — os visitantes poderão conferir shows musicais, e outras atrações culturais.
O evento não é novidade na região: já teve quatro edições anteriores, consolidando-se como um importante polo de promoção da gastronomia local e da economia do município. Em 2024, o festival chegou a receber mais de 7 mil visitantes em um único dia, um número impressionante considerando que Anhanguera possui menos de mil habitantes.