Considerada como um dos pontos turísticos mais famosos de Florianópolis, a Pedra do Surfista está com "risco potencial de tombamento", segundo a prefeitura da cidade. Há placas que sinalizam a erosão sofrida pela rocha no alto do Morro da Coroa, no Parque Natural Municipal da Lagoinha do Leste.
Fora os processos erosivos na pedra, os primeiros estudos geológicos atestam que o caminho principal para a chegar ao local também está em erosão. "Infelizmente, estudos preliminares indicam que essa formação rochosa apresenta risco potencial de tombamento. Além disso, na vertente norte do Morro da Coroa, a trilha principal que leva à Pedra do Surfista está em estado avançado de erosão", explica a prefeitura de Florianópolis.
A municipalidade ainda indica um trajeto para os turistas que decidirem fazer a trilha. "Se for encarar a trilha, escolha o caminho que começa no Pântano do Sul e pegue a bifurcação antes de chegar à praia, ou suba pela trilha liberada que parte direto da Lagoinha", aconselha.
"O topo do Morro da Coroa segue acessível como um mirante natural. Respeite as sinalizações. Um estudo mais detalhado está em andamento para avaliar medidas que garantam a segurança e a preservação da área", finaliza.
Assista:
Saiba mais sobre o ponto turístico
A Pedra do Surfista possui uma extremidade apoiada ao solo, enquanto a outra é suspensa. A declividade chega a ultrapassar 45º graus. Além disso, toda a extensão do Morro da Coroa tem rochas piroclásticas, que atraem vários turistas graças à possibilidade de ver a Praia da Lagoinha do Leste.