Rio de Janeiro
Tomaz Silva/Agência Brasil
Rio de Janeiro

O dia de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro, promete movimentar a cidade com uma programação repleta de cultura, gastronomia e celebrações religiosas. Em 2025, a data, que cai em uma segunda-feira, oferece uma excelente oportunidade para estender o fim de semana com atividades para todos os gostos.

Cortejos e festividades culturais
O tradicional Cortejo de São Sebastião, organizado pela Companhia de Mystérios e Novidades, percorrerá as ruas da Pequena África até a Praça da Harmonia. O evento começa às 13h com um cozido e roda de samba no Centro Cultural Kwê Boror, na Gamboa. A participação é gratuita.

Já o recém-inaugurado Capiau Botequim, no Beco das Sardinhas, promove o evento Folia de Reis do Sertão Carioca, com apresentações do grupo Caipirando, o feminino EnCanto e uma roda de viola caipira liderada pelo Rio de Violas. O evento acontece das 10h às 18h e também é gratuito.

Celebrações religiosas e homenagens
No Santuário Basílica de São Sebastião, na Tijuca, haverá 14 missas ao longo do dia, além de uma procissão às 16h rumo à Catedral Metropolitana. A programação inclui o tradicional “Auto de São Sebastião” e uma Missa Solene. No local, barracas oferecerão comidas típicas como pastel, canjica e cachorro-quente.

Outra celebração importante ocorre na Fundição Progresso, que promove a lavagem da imagem de São Sebastião, seguida de cortejo e reinauguração do Cine Arcos Digital, com exibição do filme A Farra do Circo e uma exposição de fotos.

Programas pagos e opções para a noite
O samba também estará em destaque no Samba do Trabalhador, que recebe Moacyr Luz no Renascença Clube. Para os amantes do charme, o Baile Charme de Madureira ocorre no Circo Crescer e Viver, com uma aula especial de passinhos antes do evento. Já na quadra do Paraíso do Tuiuti, o tradicional Cozido de São Sebastião contará com participações das escolas Grande Rio e Salgueiro.

Atividades para toda a família
Na Casa Firjan, a programação gratuita inclui música ao vivo, oficinas, teatro e feira gastronômica, com destaque para os shows de Kalebe e Natascha Falcão. Outra opção cultural é o evento Mitologia dos Orixás, no Casarão Cultural João de Alabá, com cinema, música e tradições afro-brasileiras em homenagem a Oxóssi, orixá sincretizado com São Sebastião.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!