Muitas vezes a gente fica na dúvida se vale a pena ir para a praia ou não. Será que tem muita gente? Como está o trânsito na chegada? E as ondas? Prefeituras, governos estaduais e também iniciativas particulares disponibilizam câmeras ao vivo. Há alguns serviços pagos, mas a maioria pesquisada pela reportagem do iG é gratuita.
Veja algumas opções nos litorais do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, para te ajudar a decidir se coloca ou não o pé na areia:
Barra e Copacabana
No Rio de Janeiro, entre as praias mais conhecidas, há câmeras, por exemplo, na Barra e em Copacabana .
Região dos Lagos (RJ)
A Praia do Forte, em Cabo Frio, está lotada neste domingo, e é possível confirmar isso por um link ao vivo no Youtube.
Câmera da roda gigante
Em Balneário Camboriú (SC), uma câmera instalada na maior roda gigante da América Latina traz uma panorâmica da cidade, que já é famosa, mas teve o nome ainda mais exaltado pelo hit do final do ano passado: "Descer pra BC ". Há um canal que mostra vários pontos da cidade catarinense, como a Praia de Porto Belo.
Litoral gaúcho
No ponto mais conhecido do litoral do Rio Grande do Sul, as câmeras mostram diversas praias de Torres, como a da Cal e Molhes. Para ver como está o movimento por lá, clique aqui.
Praia Grande (SP)
O serviço da prefeitura tem imagens ao vivo de praias e outros espaços perto da faixa da areia, na cidade de Praia Grande, como as praias do Boqueirão e do Real.
Acompanhe em tempo real!
Santos (SP)
Na maior cidade da baixada santista, as mais de 50 câmeras vão até a divisa com as praias de São Vicente, e também mostram outros pontos e serviços da cidade, como Mercado do Peixe e Ferry Boat. Confira aqui.
Ubatuba (SP)
É possível visualizar a praia do Sape pela câmera da Pousada Kaliman. A imagem mostra uma parte da areia e também o mar. Neste outro serviço, o monitoramento é da Praia Grande, uma das mais conhecidas de Ubatuba.
E pra chegar?
Se a dúvida for sobre as condições das estradas para o litoral paulista, por exemplo, o governo do estado disponibiliza câmeras nas rodovias. Outros departamentos de estradas estaduais também oferecem o serviço, além das câmeras das concessionárias.
Imagens gravadas há pouco
Outro serviço gratuito disponível mostra imagens que vão sendo gravadas e disponibilizadas. Ou seja, ao longo do dia, em momentos específicos, mas dá pra ter uma ideia da situação. E oferece também câmeras em dois pontos de Paraty (RJ). Acesse aqui.