Cinco cidades da Baixada Santista, litoral de São Paulo, anunciaram a programação especial para celebrar a chegada de 2025 com queima de fogos e atrações culturais. Cubatão, Guarujá, Peruíbe, Santos e São Vicente terão espetáculos pirotécnicos, enquanto Bertioga, Itanhaém, Mongaguá e Praia Grande optaram por não realizar o evento, priorizando outras iniciativas ou considerando o impacto sonoro nos moradores e animais.
Cubatão
Cubatão promete uma noite animada com um show de 15 minutos de fogos sem estampido no Píer do Jardim Casqueiro. O evento começa às 19h, com apresentações de artistas locais e um show especial da dupla Os Barões da Pisadinha. Além disso, a festa será transmitida ao vivo no canal oficial da prefeitura no YouTube. Interdições e restrições de trânsito estarão em vigor para garantir a segurança dos participantes.
Guarujá
No Guarujá, a queima de fogos sem estampido terá duração de 20 minutos e será realizada em três pontos: Mirante da Campina, Mirante das Galhetas e Praça 14 Bis. O evento terá interdições viárias na região da orla e ajustes no trânsito no Túnel Juscelino Kubitschek para facilitar o fluxo de veículos.
Peruíbe
Peruíbe terá um show pirotécnico silencioso de dez minutos no Parque Turístico Benedito Marcondes Sodré, no Centro. A estrutura contará com fogos de baixa emissão sonora para preservar o bem-estar dos moradores e visitantes mais sensíveis.
Santos
Santos prepara um espetáculo de 14 minutos com fogos de vista lançados de dez embarcações ao longo da orla. A noite será marcada pelo show "Clássicos do Rock", com músicos locais e a Orquestra Sinfônica de Santos, no palco montado na Praia do Gonzaga. A programação também contará com regras específicas para funcionamento de quiosques e trânsito na região.
São Vicente
Em São Vicente, a queima de fogos sem estampido terá duração de 13 minutos, com espetáculos simultâneos na Orla do Gonzaguinha e na Lagoa do Quarentenário. Algumas vias serão interditadas para facilitar o evento, e rotas alternativas foram anunciadas pela prefeitura.
Cidades que optaram por não realizar fogos
Bertioga, Itanhaém, Mongaguá e Praia Grande decidiram não realizar queima de fogos neste ano, considerando impactos na comunidade autista, animais, idosos e pessoas acamadas. Em contrapartida, algumas dessas cidades direcionaram recursos para outras atividades culturais e infraestrutura.