Neste próximo Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, São Paulo oferece uma rica programação cultural para quem deseja refletir sobre a história e a contribuição dos povos negros no Brasil.
Entre exposições, shows, seminários e eventos de celebração da cultura afro-brasileira, há muitas opções para aproveitar o feriado de maneira enriquecedora. Confira a seguir uma lista de cinco passeios imperdíveis.
Museu Afro Brasil Emanoel Araújo
Comemorando 20 anos de sua fundação, o Museu Afro Brasil oferece três exposições em cartaz: Uma História do Poder na África, Popular, Populares e Pensar e Repensar, Fazer e Refazer. Essas mostras refletem sobre a trajetória de luta e resistência da população negra no Brasil, e estão disponíveis para visitação de terça a domingo, das 10h às 17h. Localizado no Parque Ibirapuera, é uma excelente oportunidade para se aprofundar na história e cultura africana e afro-brasileira.
Pinacoteca de São Paulo
A Pinacoteca, um dos principais museus da cidade, traz uma programação especial no feriado, com visitação à exposição Entre a cabeça e a terra: arte têxtil tradicional africana. A mostra, que ficará até fevereiro de 2025, explora o universo das têxteis africanas e suas influências no Brasil. No dia 23 de novembro, haverá uma atividade especial, e os ingressos são limitados.
Expo Internacional Dia da Consciência Negra - Anhembi
Entre os dias 22 e 24 de novembro, o Pavilhão 3 do Anhembi recebe a IV Expo Internacional do Dia da Consciência Negra. O evento contará com shows, palestras, exposições e até feiras de gastronomia afro-brasileira. Com entrada gratuita, a exposição destaca a importância dos griôs, os contadores de histórias, como transmissores da memória e das tradições afro-brasileiras.
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) - Ocupação Preta
Localizado no centro de São Paulo, o CCBB promove a Ocupação Preta, uma série de atividades culturais que envolvem rodas de conversa, oficinas de produção de bandeiras, apresentações musicais e degustações de pratos típicos da culinária afro-brasileira. As atrações são gratuitas, e a programação vai até 25 de novembro, com ingressos disponíveis no site do CCBB.
Festival Internacional do Audiovisual Negro
De 21 a 23 de novembro, o Festival Internacional do Audiovisual Negro trará filmes sobre a experiência negra, incluindo "Malês", dirigido por Antônio Pitanga, e "O Dia Que Te Conheci", de André Novais Oliveira. Com exibições no Cine Olido e no Sesc Bom Retiro, o festival é uma ótima oportunidade para quem deseja refletir sobre a história do povo negro por meio do cinema.
Além dessas atrações, diversas outras atividades, como rodas de conversa, feiras e shows, estão previstas por toda a cidade e região metropolitana. O feriado de 20 de novembro, além de ser um dia de celebração, é também um momento de reflexão sobre o legado dos negros na formação do Brasil.