Pedidos de empréstimos para viagens aumentam 85% nos últimos 12 meses

No comparativo mensal pedidos de crédito para tal motivo registrou recuo em junho, comparado a maio, aponta fintech

Dados são da fintech FinanZero.
Foto: Pexels
Dados são da fintech FinanZero.

A última edição do Índice de Empréstimo (IFE) da fintech FinanZero apontou um crescimento de 85% no mês de junho, em relação ao mesmo período do ano passado, nos pedidos de empréstimos destinados para viagens. A empresa analisou mais de 12 milhões de cadastros em sua base de clientes.

Dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que as atividades turísticas cresceram 50,2% em 2022 , e o segmento está somente 0,1% abaixo do patamar de fevereiro de 2020, período pandêmico.

Entretanto, conforme informações do IFE, junho registrou queda de 5,6% nas solicitações de crédito pessoal para razão “viagem” na comparação com o mês anterior, caindo de 196 para 185 pontos, devido principalmente às fortes altas na inflação e do valor do dólar nos últimos dois anos , que somadas ao aumento nos  preços dos combustíveis de aviação , tem encarecido o valor das passagens aéreas . Dessa forma, junho apresentou recuo pelo segundo mês consecutivo.  

Depois de ganhar fôlego com a reabertura de comércios, atrações turísticas e fronteiras, e experimentar uma melhora considerável, a indústria de turismo em geral também mostra números positivos. Para o diretor operacional da FinanZero, Rodrigo Cezaretto, o cenário para os próximos meses deve ser semelhante.

"O segmento foi um dos mais impactados durante o período mais crítico da pandemia , e no momento em que os casos de contaminação passaram a ser mais controlados por conta do avanço da vacinação no país, observou-se uma procura elevada por viagens", afirma o executivo.

Cezaretto diz ainda que, como consequência, "as empresas do ramo turístico viram uma oportunidade de recuperar o saldo perdido". Contudo, o atual cenário macroeconômico que o país atravessa dificulda a retomada completa do setor: "Encareceu o preço das passagens, o que se refletiu em uma baixa no setor de turismo”.

Ainda segundo o índice da fintech, o gênero masculino, com status civil solteiro, apresentou destaque e foi o perfil que mais pediu empréstimo para viagens, concentrando 39% das solicitações, enquanto as mulheres solteiras somaram 27%. Na sequência, apareceram os solicitantes com status de casado (16%), seguido por divorciado (3%) e viúvo (0,3%). 

Acompanhe o  iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o  perfil geral do Portal iG no Telegram.