Linhas aéreas: 71% ficam sem retorno em atendimentos on-line

Companhias aéreas adotam as redes sociais como um canal de atendimento ao cliente, mas ainda deixam consumidor sem resposta

Setor aéreo aposta no atendimento via redes sociais, mas clientes reclamam de demora
Foto: Pexels
Setor aéreo aposta no atendimento via redes sociais, mas clientes reclamam de demora

A Emplifi, plataforma líder em Social Marketing, Commerce e Care, divulgou uma análise de benchmark sobre como as indústrias usam as redes sociais para atendimento ao cliente. De acordo com o estudo, a taxa de resposta do setor aéreo nas redes perde apenas para as empresas de telecomunicações. Contudo, 71% das perguntas dos clientes das companhias aéreas brasileiras ficaram sem resposta no Twitter. 

Quando se trata da taxa de resposta referente a reclamações nas redes sociais, o resultado é ainda pior: 85% dos tweets deste tipo não são respondidos. Em contrapartida, para aqueles que receberam uma resposta à pergunta, o prazo de retorno foi relativamente rápido. 


Vendas de passagens recordes

À medida que as pessoas recuperam o tempo perdido com as restrições da covid-19, as viagens aéreas aumentam no verão do hemisfério norte. De acordo com o Adobe Digital Economy Index, as vendas de passagens estão atingindo recordes.

De acordo com o estudo da Emplifi, a maioria dos consumidores classifica a disponibilidade de atendimento ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana e os tempos de resposta rápidos como os principais fatores para gerar percepções positivas de uma empresa. Além disso, 86% dos consumidores relatam deixar uma marca em que confiavam após apenas duas experiências ruins.

"Embora as marcas agora entendam a importância de um bom atendimento ao cliente, elas ainda têm o desafio de acompanhar a rapidez com que as expectativas dos consumidores estão evoluindo", diz a Country Manager da Emplifi no Brasil, Alexandra Avelar. 

"É muito importante avaliar e ajustar constantemente sua estratégia de Customer Experience (CX) [experiência do cliente, em tradução], para se alinhar à visão do cliente do que é um excelente serviço. Líderes de CX bem-sucedidos sabem que grandes experiências constroem confiança, aumentam a fidelidade do cliente e, por fim, elevam o lucro", finaliza a executiva.

A análise da Emplifi foi feita entre janeiro e julho de 2022, e levou em conta apenas os tweets. Nenhuma mensagem direta foi analisada, pois esta é uma métrica privada que não está disponível para coleta de dados. Apenas comentários de usuários incluindo "?" foram considerados como perguntas.

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