Dá para ir de ônibus: 5 destinos para conhecer no inverno

Confira o roteiro de viagem que a plataforma Outlet de Passagens separou para visitar no inverno, que começa oficialmente no dia 21 de junho

Teresópolis (RJ)

Um dos destinos de inverno preferidos dos cariocas, Teresópolis fica a 5 km de carro de Petrópolis. Atende variados perfis de turistas: casais em busca dos cenários românticos; fãs de trilhas e imersão na natureza; famílias que gostam de ir às compras na tradicional feirinha de artesanato. A reserva Parque Nacional da Serra dos Órgãos abriga o principal cartão-postal da região, o pico Dedo de Deus. Os restaurantes oferecem pratos perfeitos para o frio, como fondues e racletes, e há também opções com menus russos e franceses.

Reprodução/Flickr

Diamantina (MG)

Localizada a 300 km da capital Belo Horizonte, Diamantina recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade em 1999 e é o ponto de partida de uma das rotas mais populares para o turismo mineiro: a Estrada Real. Reúne charmosos casarões e igrejas centenárias que compõem as ruas de pedras, além de ser palco da Vesperata, concerto noturno ao ar livre, composto por bandas que se apresentam na tradicional Rua da Quitanda, no centro histórico da cidade onde também podem degustar a gastronomia local.

Reprodução

Bento Gonçalves (RS)

Conhecida como a “capital brasileira da uva e do vinho”, Bento Gonçalves fica a 125 km de Porto Alegre e oferece uma imersão na cultura e gastronomia dos imigrantes italianos, regada a muito vinho, espumante e belezas naturais como pano de fundo. Além dos tours nas vinícolas, é possível passar o dia em spas que oferecem a prática de vinoterapia. O passeio de Maria Fumaça também é imperdível. Há ainda opções para os aventureiros, como paredões rochosos para escaladas, trilhas, mirantes e o maior bungee jump do Brasil, no Parque de Aventuras Gasper.

Reprodução

Urubici (SC)

Neve no Brasil? Sim, ela cai em Urubici, considerada a cidade mais fria do Brasil e vizinha de Florianópolis. A região é conhecida por suas temperaturas extremas, cachoeiras, cavernas, cânions e montanhas. O Morro da Igreja, cartão postal da cidade que fica em um pico a 1.822m de altitude, é uma das principais atrações do local. Já a Cachoeira do Papuã é famosa pelo mirante de vidro que permite ter um visual amplo do vale. No local também tem a venda de produtos da região, como a tradicional farofa de pinhão.

Reprodução

Curitiba (PR)

A capital paranaense é a mais fria do Brasil e não poderia deixar de entrar nesta lista. Curitiba tem uma ótima estrutura e é uma boa opção para quem quer focar em passeios culturais durante o inverno, como o Museu Oscar Niemeyer e a construção Ópera de Arame localizado no Pedreira Paulo Leminski. Também é possível fazer um passeio ao ar livre no Jardim Botânico, ponto turístico mais famoso da cidade, ou no Parque Passaúna, que possui uma trilha ecológica de 3,5 km de extensão. Já o Largo da Ordem é uma boa pedida para quem gosta de um bom boteco.

cassiano psomas / unsplash