Pontos turísticos dão sorte para quem visitá-los; veja onde ficam

Espalhados pelo mundo todo, estes lugares turísticos movem pessoas do mundo todo em busca que seus pedidos sejam realizados; confira suas características


Foto: roteiro.do.dia
Estátua de Julieta na Itália





Além das visitas a museus, parques e pontos turísticos, algumas cidades pelo mundo também são conhecidas por seus lugares místicos. Muitos turistas viajam vários quilômetros em busca da sorte e de terem pedidos realizados. O iG Turismo traz dicas de locais para visitação e que podem trazer sorte. 

Enquanto alguns lugares exigem apenas jogar moeda, em outros é preciso prender fitas, apenas visitar fisicamente o local, escrever recados ou mesmo tocar em determinados lugares para fazer os pedidos. Esses pontos turísticos estão espalhados por diversos países como Itália, Índia, Alemanha e até aqui no Brasil.



Estátua de Julieta em Verona, Itália

Foto: roteiro.do.dia
Estátua de Julieta em Verona/Itália


Em Verona, na Itália, existe a estátua de Julieta da história “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare. De acordo com a superstição local, colocar a mão no seio direito da obra trará sorte no amor. Vários turistas ao redor do mundo fazem o gesto e deixam uma cartinha ao redor da estátua com pedidos. 

A estátua está localizada dentro da casa de Julieta, que foi construída no século 13. Os muros e a entrada da casa têm milhares de bilhetes dos turistas. O local é aberto para visitação durante o ano todo.

 Taj Mahal, Índia

Foto: Pexels
Taj Mahal é considerado um lugar sagrado

Patrimônio da Unesco e uma das Sete Maravilhas do mundo, o Taj Mahal de Agra, em Uttar Pradesh, no norte da Índia, foi construído em 1632 pelo imperador Mughal Shah Jahan em memória de sua noiva Mumtaz Mah. Reza a lenda que se visitá-lo, garantirá um amor eterno com a pessoa amada. 

Os ingressos para visitar Taj Mahal custam cerca de 1.100 rúpias para estrangeiros (aproximadamente R$ 77). De acordo com o site oficial, o Taj Mahal “abre 30 minutos antes do nascer do sol e fecha 30 minutos antes do por do sol”, e não funciona às sextas-feiras.



Estátua Condor, no Vale Anhangabaú, em São Paulo

Foto: Reprodução/Instagram
Estátua Condor, no centro de São Paulo


A escultura "Condor" faz parte do "Monumento a Carlos Gomes", localizado na Praça Ramos de Azevedo, centro de São Paulo. É de autoria do artista italiano Luiz Brizzolara e foi executada pela Camiami e Guastini - Fonderia Artistica in Bronzo (Pistóia, Itália).

Reza a lenda urbana na memória paulistana que a escultura dá sorte a quem toca o dedo indicador da mão esquerda. A crença é tão forte que pode ser observada pelo o estado de desgaste em que se encontra esta parte da escultura. Como a história surgiu e se perpetuou, não há registro. Mesmo assim, a tradição de passar a mão sobre o dedo da estátua prossegue firme. 

A estátua do Condor retrata uma figura masculina inclinada de costas sobre o corrimão da escada localizada na Praça Ramos de Azevedo, dando acesso ao Vale do Anhangabaú, ao lado do Teatro Municipal, na capital paulista, e foi inspirada no principal personagem da ópera homônima, escrita pelo músico Carlos Gomes.


A Bela Fonte de Nuremberg, Alemanha

Foto: Reprodução/Instagram
A Bela Fonte de Nuremberg Alemanha



Em alemão “Schöner Brunnen”, a fonte de 19 metros de altura, localizada na praça do mercado de Nuremberg é famosa por dar sorte àqueles que dão três ou sete voltas em torno dela, principalmente às mulheres que desejam engravidar.


Fitinhas do Bom fim de Salvador, na Bahia

Foto: Lugares Que Amamos
Fitinhas da Bahia no Bom fim


Famosas por quem passa em Salvador, a origem das fitinhas remete a séculos passados. Os primeiros registros da fitinha do Bonfim são de 1809, mais de dois séculos atrás. Quem criou foi o tesoureiro da Devoção de Nosso Senhor do Bonfim, Manoel Antônio da Silva Serva, com o objetivo de conseguir recursos para a igreja no século 19. 

Fiéis creem que as fitinhas do Bonfim carregam o poder de realizar três desejos quando se rompem. Elas geralmente são amarradas nos punhos, nos tornozelos ou nas grades das igrejas em homenagem aos Santos de cada uma delas. 

Fontana di Trevi, Roma, na Itália

Foto: Reprodução/TripAdvisor
Quem quer arrumar um novo amor, não deve deixar de jogar sua moedinha

O local é considerado uma das fontes mais belas do mundo, tem 20 m de largura por 26 m de altura e, no ano 19 a.C., foi descoberta por romanos que moravam próxima a ela. A água dali serviu para matar a sede da capital italiana por mais de 400 anos, mas a maior fama dali é que se uma pessoa jogar uma moeda de costas e fizer um pedido, ele será realizado.

A lenda foi criada pelo filme "A Fonte dos Desejos", de 1954, que dizia que se o visitante jogar uma moeda, voltará a Roma. Se jogar duas moedas, encontrará o amor com um italiano (ou italiana). Com três moedas, o casamento com esse italiano será certo. A história tomou uma proporção tão grande que hoje em dia, os turistas jogam as moedas fazendo pedidos específicos e a cada ano é retirado cerca de um milhão de euros dali e esse dinheiro é usado para fins filantrópicos.