Quer estudar fora? 5 dicas para planejar um intercâmbio pós pandemia

Programar uma viagem para estudos ou trabalho não é fácil, exige muita pesquisa e tempo. Reunimos algumas dicas para você já começar o planejamento

Aproveite o tempo de isolamento social para se organizar
Foto: Glenn Carstens-Peters/Unsplash
Aproveite o tempo de isolamento social para se organizar

A pandemia da Covid-19 fez com que muitas pessoas precisassem adiar o tão sonhado intercâmbio. Contudo, esse tempo de isolamento pode ser útil para se organizar e planejar tudo com mais calma. A empreendedora e professora de inglês Anna Carolyna Diniz acredita que os planos para o tão sonhado intercâmbio não precisam ficar totalmente de lado.

Ela diz que é possível aproveitar o tempo extra de planejamento para rever orçamento, analisar as melhores opções e ver o que mais se encaixa ao seu perfil. Existem diversas maneiras de se fazer intercâmbio. Por isso, listamos cinco dicas para quem deseja começar a se organizar.

Defina o seu objetivo 

Existem vários formatos de intercâmbio, desde cursos de idioma, graduação, cursos profissionalizantes, assim como opções de intercâmbio para trabalho voluntário, au pair (babá). É importante primeiro decidir qual formato se encaixa ao que você está buscando. 

Destino

O segundo passo é pesquisar qual país. Para aqueles que desejam trabalhar durante o período de intercâmbio, vai precisar pesquisar quais países permitem e quais as restrições ou exigências para isso. Vale considerar também se o candidato prefere frio ou calor, para buscar países que atendam aos seus gostos. 

Moradia

A moradia é uma questão bem importante para o intercambista planejar, afinal, é onde ele ficará até o final de sua viagem. Existe a opção de hospedagem em casa de família, residência estudantil ou alugar algum apartamento, então é importante pensar se o candidato busca uma imersão total. Caso prefira ter o seu próprio espaço, com mais privacidade, lembre que isso irá refletir diretamente nos custos. 

Tempo

O intercâmbio pode ter duração de uma semana, dois anos ou mais, de acordo com o curso que pretende fazer ou o tipo de intercâmbio. É importante ter em mente quanto tempo pretende ficar, para que, assim, consiga elaborar seus planos de custo.

Aproveite para estudar 

Enquanto ainda não é possível realizar sua viagem, faça um curso do idioma do país que pretende ir. Ao chegar lá, conseguindo se comunicar pelo menos o básico já vai lhe ajudar muito. Existem diversos cursos on-line rápidos, ou até mesmo particulares para praticar o idioma e ficar expert.

Agora é hora de dar início às pesquisas e preparar tudo para que a experiência seja inesquecível.