Destino dos famosos: um paraíso chamado Itacaré

Deborah Secco e Sabrina Sato, por exemplo, já declararam seu amor por essa pequena cidade ao sul da Bahia que mistura a natureza intocada com a possibilidade de praticar mais de 10 atividades esportivas

Deborah Secco, Sabrina Sato e Fernanda Keulla se divertem nas praias de Itacaré, no sul da Bahia
Foto: Reprodução/Instagram
Deborah Secco, Sabrina Sato e Fernanda Keulla se divertem nas praias de Itacaré, no sul da Bahia


Sol escaldante, mar azul, cachoeiras, mata atlântica preservada, passeios e esportes radicais: Itacaré é um dos lugares mais procurados por turistas que visitam a Bahia durante todo o ano e está cravado no mapa a 422 km de Salvador.  Sua beleza natural tem atraído artistas famosos como Deborah Secco , Silva , Ticiane Pinheiro , Fernanda KeullaViviane Araújo , Sabrina Sato  e  Ivete Sangalo  e ganhou destaque na TV quando foi o cenário da terceira temporada do reality show “De Férias com o Ex Brasil”, que foi exibida em 2018 pela MTV.

A cidade conta com 14 praias que fazem sucesso entre os surfistas e com diversas opções de lazer, que vão dos esportes radicais a apreciar um pôr-do-sol no mirante da Ponta do Xaréu , que fica no canto esquerdo da Praia da Concha , uma das que oferece uma melhor infraestrutura turística com sofisticados quiosques e cabadas à beira-mar, oferecendo drinks e alimentação aos turistas.

Além disso, a Praia da Concha -- que está um pouco distante do centro da cidade -- também reserva um elemento raro: um farol quadrado , um dos únicos existentes no Brasil e que é a representação da identidade marítima baiana. 


O local também é palco de uma tradicional festa de réveillon (cancelada em 2021 devido a pandemia), que já contou com a presença de celebridades como Sabrina Sato, a influencer Thaynara OG e a cantora Ivete Sangalo.

A cidade faz parte da chamada Costa do Cacau, possui uma área aproximada de 732km² e uma temperatura média de 27ºC, tendo seus limites com municípios como Aurelino Leal, Ubaitaba, Ilhéus e Uruçuca, além, claro, do Oceano Atlântico.


Aproveite o verão com segurança

Desde o início da pandemia a cidade tomou todas as precauções necessárias, sendo considerado um município exemplar na prevenção do contágio da Covid-19. O acesso à cidade continua sendo rigoroso e controlado por barreiras sanitárias na entrada da cidade. Tudo para garantir o máximo de segurança para os turistas que pretendem visitar o local.

O que fazer em Itacaré

Em Itacaré você pode conhecer os bares e restaurantes, visitar as oito cachoeiras espalhadas pela cidade, fazer aventuras pela mata atlântica, por trilhas, praticar o surf – dispondo de seis escolas para aprender o esporte –, além de conhecer todas as praias: Concha, Resende, Tiririca, Costa, Ribeira, São José, Prainha, Coroinha, Pontal, Jeribucaçu, Engenhoca, Havaizinho, Itacarezinho e Serra Grande.


Como chegar em Itacaré

Para quem vai por terra, o mais indicado é pegar o ferry-boat para Bom Despacho, na ilha de Itaparica, seguindo até Itacaré pela rodovia BA-001. A cidade contém várias agências de turismo que oferecem serviços diversos entre Ilhéus, Itacaré e Salvador, se preferir, pode-se alugar um carro.

O aeroporto mais próximo de Itacaré fica em Ilhéus (IOS), ou aeroporto Salvador (SSA) que conta também com voos internacionais.

Onde se hospedar

Entre hotéis, pousadas, casas para temporada, campings, flats e hospedagens rurais, você pode escolher o que se adequa mais ao seu perfil, do mais aventureiro ao mais reservado. Os preços variam de R$ 267 a R$ 1,9 mil podendo achar até alternativas ainda mais baratas, caso opte por alugueis de casas/apartamentos por aplicativos.