Destinos internacionais voltam a receber brasileiros; veja quais são os países

Após meses de viagens internacionais restritas por causa da pandemia, alguns países reabriram as fronteiras para estrangeiros. Saiba quais são e os protocolos sanitários necessários para visitá-los

Vários países reabriram as portas para estrangeiros, veja os principais
Foto: Pixabay
Vários países reabriram as portas para estrangeiros, veja os principais


Após meses parado em razão da pandemia, o setor do turismo aos poucos tem retomado suas atividades . Com isso alguns países estão reabrindo as fronteiras para estrangeiros, mas com algumas restrições sanitárias para garantir a segurança de todos. 


O iG Turismo conversou com Gustavo Mariotto, da ViajaNet para saber mais sobre os países que recentemente reabriram as fronteiras os brasileiros e quais os protocolos de segurança exigidos para entrada de visitantes.

México

Foto: Reprodução/Instagram
O México já pode ser visitado seguindo as recomendações da OMS


Reaberto em meados de junho para brasileiros, o México recebe os visitantes com protocolos de saúde básicos : você deve ter um seguro saúde pago e o passaporte em dia. Os resorts, praias e passeios estão com capacidade e horários reduzidos, mas com muita higiene e seguindo os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Chile

Foto: shutterstock
Veja quais as exigências para visitar as belezas do Chile


Com fronteiras abertas na última segunda (23), o Chile está recebendo turistas com algumas exigências . Para entrar no país, o viajante deve apresentar um exame PCR-negativo, documentação de seguro-saúde e também com relatório de saúde, além de passar 14 dias em quarentena antes de poder circular pelo país.

Segundo o governo chileno, a partir do dia 7 de dezembro a quarentena de 14 dias será revogada e o turista poderá transitar pelas áreas que estão na terceira fase de reabertura, como o deserto do Atacama e outros parques.

Costa Rica

Foto: shutterstock
A Costa Rica e parte do Caribe já reabriram para brasileiros


Desde o último dia 26 de outubro, o país reabriu para estrangeiros, pedindo o teste PCR-negativo. Mas desde o dia primeiro de novembro, quem chegar no país deve preencher um formulário de saúde. Além destes cuidados, o visitante  deve seguir as recomendações de distanciamento social e sanitários da OMS.

África do Sul

Foto: shutterstock
A África do Sul reabriu em novembro para turistas


O país permitiu entrada de estrangeiros desde 1º de outubro, menos para viajantes de países considerados de alto risco como Estados Unidos e o Brasil. Mas desde o último dia 12, o país já recebe estrangeiros de todo o mundo, com seguintes protocolos: os turistas precisam apresentar um teste negativo de covid-19 obtido 72 horas antes da viagem.

Turquia

Foto: shutterstock
A Turquia reabriu no dia 12 de junho


Como o México, a Turquia tem permitido a entrada de estrangeiros desde junho, sem a necessidade de ficar em quarentena. Todos os visitantes estão sujeitos a exames médicos e também precisam seguir os protocolos de segurança da OMS.

O país também pede aos turistas estrangeiros o código HES, como requisito para admissão em alguns locais como hotéis, eventos, etc. A medida tem o objetivo alertar os viajantes caso venham a entrar em contato com pessoa que tenha testado positivo para COVID-19.

Segundo o Itamaraty, o código HES é simples de conseguir. Basta enviar uma mensagem de um número de celular local para o número 2023 no seguinte formato:

HES [espaço] código de sua nacionalidade BRA [espaço] número de seu passaporte [espaço] ano de seu nascimento [espaço] SOBRENOME.

Exemplo: HES BRA FF12345 1985 SILVA