5 praias lindas perto do Rio de Janeiro para visitar e relaxar

Areia branca, natureza ao redor e muito mais: conheça praias perfeitas para relaxar próximas à capital fluminense

O litoral do  Rio de Janeiro tem praias lindas, reservadas e cheias de natureza.  Com tantas opções, fica até difícil escolher qual delas visitar e aproveitar um bom dia de praia. Para ajudar nesta árdua missão reunimos nesta lista as melhores praias do estado do Rio de Janeiro. Confira.

As melhores praias da América do Sul estão no Rio!
Foto: Freepik/reprodução
As melhores praias da América do Sul estão no Rio!


Todas as praias estão na lista das 25 melhores praias da América do Sul do TripAdvisor. Ou seja, são as praias mais bonitas e agradáveis para visitar segundo a avaliação dos usuários do site.


1 - Pontal do Atalaia

Foto: Reprodução/TripAdvisor
As prainhas são acessadas por barco ou trilha


Localizada em Arraial do Cabo, as prainhas do Pontal do Atalaia estão em segundo lugar na lista de melhores praias da América do Sul. Com água cristalina, areia fina e um visual de encher os olhos, a praia é uma das mais procuradas da região.Você pode acessar a praia por barco ou por carro. A quantidade de carros que podem estacionar na área é limitada.

2 - Praia do Farol

Foto: Reprodução/TripAdvisor
A praia do farol é considerada um pedaço do Caribe no Brasil


Também em Arraial do Cabo, a Praia do Farol está em terceiro lugar na lista. A praia é controlada pela Marinha e permite apenas 250 pessoas por vez, perfeita para quem quer uma praia quase privativa. O acesso é feito apenas por barco e tem um tempo de acesso curto, mas que vale a pena pela beleza das praias.

3 - Praia do Forno

Foto: Flickr/Paulo de Carvalho
A praia do forno é uma opção perfeita em Arraial do Cabo


Em quarto lugar nas melhores praias da América do Sul, a Praia do Forno fica em Arraial do Cabo. Você pode chegar lá por uma trilha ou por um barco táxi  saindo da Praia dos Anjos. Com uma faixa de areia reduzida, a praia é perfeita para quem gosta de um mar claro, um pouco agitado e uma vista maravilhosa.

4 - Prainha

Foto: Flickr/Rodrigo Martins
A prainha é um local pequeno e reservado dentro da cidade do Rio


Em sexto lugar, Prainha está localizada na zona oeste do Rio de Janeiro, mas é um local mais vazio por conta da popularidade das outras praias da cidade. Prainha está localizada em uma área de reserva ambiental. O melhor acesso é por carro e não há restrição de visitantes.

5 - Grumari 

Foto: Flickr/Ruy Barbosa Pinto
A praia de Grumari é perfeita para um dia de praia relaxante


Também localizada em uma reserva ambiental e próxima à Prainha, Grumari está em nono lugar na lista do TripAdvisor. Esta praia é maior, tem 2,5 quilômetros de extensão e tem uma infraestrutura básica para visitantes, além de ser perfeita para surfistas.