Cunha: perfeita para o isolamento e o descanso em meio a natureza

Com montanhas e próximo de Paraty, o destino no interior de São Paulo é perfeito para relaxar

Como uma forma de economizar e também passar menos riscos, muitos estão viajando para locais mais próximos de casa. Segundo o Airbnb, as buscas por cidades de até 300 km de distância aumentaram na plataforma. Um desses lugares é Cunha, a 233 km da capital paulista.

Cunha é ótima para se conectar com a natureza
Foto: Reprodução/Pousada Candeias
Cunha é ótima para se conectar com a natureza


Durante as épocas mais quentes, a cidade se torna perfeita para quem quer se conectar com a natureza sem muita aglomeração. Com diversos restaurantes, bares, cachoeiras e muito mais, Cunha é uma diversão completa.


Como chegar?

Foto: Reprodução/Eduardo Vessoni
O caminho até Cunha é rodeado pela Mata Altântica


A viagem de carro saindo de São Paulo até Cunha leva três horas e meia. O caminho passa pelas cidades de Taubaté e Guaratinguetá, com uma paisagem montanhosa e rodeado pela natureza logo após sair da região da capital.

Onde se hospedar em Cunha?

Foto: Reprodução/Pousada Candeias
Uma boa opção é a Pousada Candeias, com trilhas e até SPA


Há diversas pousadas e sítios para se hospedar em Cunha. Se prefere ficar próximo à cidade sem se afastar da natureza, uma boa opção é a Pousada Candeias, com 10 chalés privativos e infraestrutura completa para trilhas e para relaxar em um bom SPA.

Se prefere uma acomodação simples, mas relaxante, aposte na Pousada e Restaurante Campestre na Estrada Municipal de Cunha, que também tem infraestrutura completa e com todas as acomodações térreas.

A 4 quilômetros do centro de Cunha, a Pousada Dona Felicidade fica a 20 minutos da Cachoeira do Jericó, em meio a Mata Atlântica e perfeito para você que é mais aventureiro. Mas se quer apenas relaxar, a pousada é perfeita para esquecer dos problemas e aproveitar.

Onde passear em Cunha?

Foto: Reprodução/ macamp
Além das cachoeiras, Cunha conta com campos de lavanda incríveis


Além da Cachoeira do Jericó, Cunha tem muitos pontos interessantes para se visitar. O núcleo de Cunha do Parque Estadual da Serra do Mar é perfeito para quem quer tomar um bom banho de cachoeira e desfrutar de diversas trilhas no maior corredor biológico da Mata Atlântica.

Outro ponto interessante é a Pedra da Macela, que separa o Vale do Paraíba das cidades do litoral. A vista privilegiada faz com que o visitante veja a baía de Paraty, Angra dos Reis e Ilha Grande, além das montanhas e da natureza do parque estadual.

Uma visita importante em Cunha é o Lavandário, que tem campos enormes de lavanda 365 dias por ano. Você pode visitar e também comprar produtos à base de lavanda, desde sabonetes até comidas artesanais com lavanda.

Se gosta de artesanato e cerâmica, não esqueça de visitar os ateliês de cerâmica da cidade. Com inúmeras peças e técnicas diferentes, Cunha é um importante polo da arte em cerâmica no Brasil e na América do Sul.