Roteiro especial pelo triângulo de São Paulo celebrará o mês das mulheres

Em homenagem ao dia internacional da mulher, celebrado dia 8 de março, passeio "Vem pro Triângulo - Mulheres" homenageará durante todo o mês mulheres marcantes que possuem relação com o centro histórico de São Paulo.

Triângulo SP receberá passeio especial em homenagem ao dia Internacional da Mulher
Foto: Prefeitura de São Paulo/Divulgação
Triângulo SP receberá passeio especial em homenagem ao dia Internacional da Mulher

A cidade de São Paulo terá programação gratuita para as mulheres durante todo o mês de março. A iniciativa inclui um passeio pelos locais históricos do centro, que contará a relação dos pontos turísticos da cidade com mulheres marcantes da história, além de um roteiro especial para crianças, oficinas e uma visita guiada pela casa histórica da cidade.

Os passeios ocorrerão entre os dias 7 e 29 de março , e serão guiados por profissionais que conhecem as histórias que ajudaram a compor o cenário que é hoje o centro de São Paulo .

O Roteiro

O tour começa na Praça Antonio Prado, passando pelo Edifício Martinelli, o Vale do Anhangabaú, até a Avenida São João, citada na canção “Ronda” que, embora escrita por Paulo Vanzolini, ganhou força na interpretação de duas mulheres: Inezita Barroso, a primeira intérprete, e Márcia, cantora cuja versão se tornou a mais conhecida.

A próxima parada é o Largo de São Bento, onde o público conhece a história da índia M’bicy ou Bartira, que viveu boa parte da sua vida com sua tribo no local onde hoje é o Largo. Ela se casou com o português João Ramalho e teve 12 filhos. Muitos são descendentes desta família, que pode ter sido a primeira geração de paulistas.

A visita chega ao Largo do Café homenageando Dona Veridiana Valéria da Silva Prado, lembrada por ser uma mulher à frente do seu tempo. Obrigada pela família, Dona Veridiana casou-se com seu tio aos 13 anos. No entanto, contrariando os costumes da época, se separou aos 53, assumindo as fazendas de café da familia e dirigindo o jornal Comércio de São Paulo, que pertencia ao seu filho Eduardo Prado.

O Solar da Marquesa de Santos é o próximo destino do roteiro, que lembrará o papel da Marquesa, personagem tão conhecida da história paulistana. Assim como Dona Veridiana, ela separou-se do marido, contrariando as convenções. De sua relação amorosa com D. Pedro I, ela tem cinco filhos, sendo que apenas duas mulheres chegaram à vida adulta.

Veja também: Passeios, exposições e shows: veja onde celebrar o Dia da Mulher

Ao final do roteiro, duas personagens internacionais serão lembradas: a cantora Ella Fitzgerald, que se apresentou no Theatro Municipal de São Paulo, em 1971, hospedando-se no antigo Othon Palace Hotel durante sua permanência na cidade; e a rainha Elizabeth, que esteve em São Paulo em 1968 e também foi hóspede do prestigioso hotel.

Além das personalidades marcantes, alguns coletivos também serão abordados como as mulheres investidoras, mulheres na carreira bancária, na revolução de 1932, na faculdade de Direto do Largo São Francisco, e no Modernismo, reforçando perfis vanguardistas de algumas personagens históricas.

Leia mais: 5 destinos nacionais baratos para conhecer durante a baixa temporada

Serviço

Período: De 7 a 29 de março, aos sábados e domingos; Horários: 11h, 13h30 e 15h30. Gratuito. Até 25 participantes por horário. Duração: 1 hora. Ponto de encontro: Van de atendimento turístico, localizada na Praça Antônio Prado. Com ingresso emitido em mãos ou pela tela do celular, chegar com 15 minutos de antecedência do horário do passeio.