Quanto tempo de férias você precisa para realmente se livrar do estresse?

Estudo feito por pesquisadores de universidade da Finlândia tem a resposta

Estudiosos da Universidade de Tampere, na Finlândia, descobriram qual a duração necessária para que as férias renovem completamente as energias de uma pessoa. Eles concluíram que existe um período específico de tempo para que o descanso seja perfeito.

Foto: shutterstock
Pesquisadores da Finlândia revelam quanto tempo um feriado precisa ter para desestressar completamente

Leia também: Saiba como aproveitar o feriado de um dia nas principais capitais brasileiras

Com base nas pesquisas, os finlandeses descobriram que qualquer período de férias deveria durar entre 7 e 11 dias - e tudo isso por causa do estresse relacionado ao trabalho.

A lógica por trás disso é que pouco mais de uma semana é tempo suficiente para que a pessoa se desligue da rotina profissional. Entretanto, se esse período se estende por mais de 11 dias, há o risco de começar a se preocupar com a caixa de entrada lotando e as tarefas que estão se acumulando no escritório.

Foto: shutterstock
Os pesquisadores da Finlândia analisaram os níveis de estresse relacionados ao trabalho das pessoas durante suas férias

Leia também: Sem grana para curtir o feriado? Veja 10 destinos para ir de carro

Segundo informações do portal inglês DailyStar , os pesquisadores descobriram que os níveis de relaxamento entre as pessoas geralmente atingiam o ápice em torno do oitavo dia de folga.

"As férias representam o período mais longo de ausência temporária do trabalho e podem, portanto, constituir uma oportunidade de pausa mais poderosa do que intervalos de descanso mais curtos", apontam os estudiosos.

Leia também: Vai viajar no próximo feriado? Veja 5 dicas de viagens curtas pelo Brasil

"Nossos resultados mostraram que a saúde e o bem-estar aumentaram rapidamente após o início das férias ", os pesquisadores concluíram. Entretanto, os participantes da pesquisa retornaram aos níveis de estresse logo na primeira semana de volta às atividades.