O mês de outubro é um paraíso para os amantes de uma boa cerveja , pois em diversas partes do mundo é realizada a Oktoberfest . A maior e principal celebração do gênero acontece na Alemanha, mas em diversos destinos é realizado esse evento em que a cerveja é a grande protagonista, portanto dá para curtir a Oktoberfest na América Latina.

No próprio Brasil ou em países vizinhos, é possível fazer uma viagem para aproveitar o melhor que a Oktoberfest na América Latina tem a oferecer. Para ajudar os viajantes, a plataforma de viagens Booking.com selecionou os destinos latino-americanos ideais se esbaldar em festas com muita cerveja.

Blumenau, Santa Catarina, Brasil - 2ª maior festa do mundo

Oktoberfest na América Latina - Blumenau, Santa Catarina, é o destino que representa o Brasil na lista
Divulgação/Booking.com
Oktoberfest na América Latina - Blumenau, Santa Catarina, é o destino que representa o Brasil na lista


Localizada a 130 km de Florianópolis, está a cidade que é cercada por colinas. Blumenau foi fundada em 1850 por colonizadores alemães no Vale de Itajaí, em Santa Catarina, e, por conta disso, há uma forte influência cultural, arquitetônica e gastronômica deixada pelo povo alemão. Umas das tradições que se mantém por lá é realizar a segunda maior Oktoberfest do mundo, ficando atrás apenas do festival feito na Alemanha.

No evento, há uma divertida competição em que os participantes devem tomar 600 ml de cerveja sem derramar e ganha quem terminar primeiro. Os principais desfiles acontecem na rua XV de novembro, que é tomada por muita cor e alegria com carros alegóricos, bandas e muita gente usando trajes típicos.

Entre as principais atrações está o 'Bierwagen', um carro que sai oferecendo cerveja pela cidade. Os viajantes que utilizam a Booking.com costumam fazer boas recomendações da cidade para quem busca boa cerveja e gastronomia e, claro, para quem curtir uma Oktoberfest na América Latina.

Villa General Belgrano, Córdoba, Argentina - passeios o ano todo

Oktoberfest na América Latina - Villa General Belgrano, Córdoba, Argentina, realiza o festival desde 1963
Divulgação/Booking.com
Oktoberfest na América Latina - Villa General Belgrano, Córdoba, Argentina, realiza o festival desde 1963


Esse destino, que fica no Vale da Calamuchita, em meio às colinas de Córdoba, está a 80 km da capital da Província. A região foi fundada nos anos 30 também por alemães e, assim como Blumenau, até hoje o local carrega muita influência na arquitetura bávara e na gastronomia do país. A Oktoberfest começou a acontecer por lá em 1963 e recebeu nome de “La Fiesta Nacional de la Cerveza” (Festa Nacional da Cerveja) e evento que atrai multidões todos os anos.

A celebração é a terceira maior do mundo e, em 2017, reuniu 150 mil pessoas. Este ano, a festa acontece de 5 a 15 de outubro, mas a fartura de cerveja não é algo que termina junto com o evento. Durante o ano, há passeios guiados por cervejarias locais nos quais os visitantes podem conhecer de perto como funciona a  produção de cerveja artesanal e ainda degustá-las.

Além disso, o destino conta com outras atrações como a Torre do Relógio, um mirante que garante uma vista paradisíaca de toda a cidade, mas para isso é preciso enfrentar 98 degraus. Outra indicação é conhecer o Passeo de los Arroyos, que fica a apenas dois minutos do centro da cidade, sendo um caminho que cruza vários riachos e é perfeito para se conectar com a natureza e ter mais tranquilidade.

Fora a oportunidade de curtir uma Oktoberfest na América Latina, os turistas recomendam este destino para quem busca proximidade com a natureza e fazer viagens em família. 

Valdívia, Chile – uma Oktoberfest na América Latina diferente

Oktoberfest na América Latina - Em Valdívia, no Chile, acontece o festival em uma data diferente do convencional
Divulgação/Booking.com
Oktoberfest na América Latina - Em Valdívia, no Chile, acontece o festival em uma data diferente do convencional


A bela cidade é a capital da região de Los Rios. Como as anteriores, a colonização alemã deixou fortes marcas no destino e durante o século 19 houve um grande fluxo de imigração de alemães para a região. A cidade recebeu esse nome em homenagem a Pedro de Valdivia, que foi um conquistador espanhol responsável por fundar Santiago.

Por lá, há um grande festival dedicado à cerveja e, mesmo não acontecendo em outubro, é uma homenagem a Oktoberfest. As próximas celebrações acontecerão de 31 de janeiro a 3 de fevereiro de 2019 e o evento conta com muita dança, degustações e competições.

Entretanto, o viajante que deseja conhecer o destino em outubro não vai se decepcionar, pois Valdivia é uma cidade cervejeira em que os turistas podem fazer visitas guiadas e degustações da bebida – principalmente no bairro de Torobayo.

O destino também conta com outras atrações, como passeios de barco ou em parques como Saval Park e Oncol Park, sendo que este último é considerado uma reserva natural de 754 hectares. Os viajantes costumam recomendar este destino na Booking.com nos quesitos paisagens, natureza e cerveja.

Lima, Peru - dois eventos em um

Oktoberfest na América Latina - Em Lima, no Peru, o festival começou a ser realizado em 2002 e não parou mais
Divulgação/Booking.com
Oktoberfest na América Latina - Em Lima, no Peru, o festival começou a ser realizado em 2002 e não parou mais


A capital peruana já é um destino turístico muito procurado por viajantes que amam lugares históricos, mas o local também está entre os mais indicados para aproveitar a Oktoberfest na América Latina. A cidade possui o charme da arquitetura colonial, ótimas praias e uma gastronomia reconhecida mundialmente.

Em Lima, a Oktoberfest começou a ser celebrada em 2002 e este ano a festa será realizada entre os dias 25 e 31 de outubro. No evento, é possível degustar uma grande variedade de cervejas artesanais, comidas típicas alemãs e muita música. A festa coincide com o final da procissão do Senhor dos Milagres, no dia 28 de outubro, uma das mais importantes da América Latina, portanto o visitante pode aproveitar dois grandes eventos em uma mesma viagem.

Entre os pratos típicos mais indicados está o nougat Doña Pepa, uma iguaria muito preparada nessa época do ano. Outra sugestão é visitar a Plaza Mayor, considerada a principal praça da cidade em que ficam a Catedral e o Palácio Pizarro, construções coloniais do século 16. Os viajantes que fazem avaliação na Booking.com recomendam o destino para quem busca boa comida, gastronomia gourmet e passeios culturais.

Leia também: Primeiro hotel de cerveja do mundo terá torneiras com a bebida em cada quarto

Vale ressaltar que as celebrações da Oktoberfest na América Latina não acontecem nos mesmos dias em que esse festival é comemorado na Alemanha. Este ano, por exemplo, o evento no país europeu começou no dia 22 de setembro e vai até o dia 7 de outubro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!