Até viajar tem um lado ruim: 7 coisas que precisamos lidar ao fazer uma viagem

Muita gente gosta de viajar, mas quem é fã de arrumar e desfazer malas e ainda encarar diferenças de fuso horário que bagunçam o sono?

Fazer uma viagem é um ótimo jeito de escapar da rotina e conhecer lugares novos. Mas, mesmo sendo algo muito esperado, viajar ainda tem um lado ruim com o qual precisamos lidar, como se adaptar a um novo fuso horário e se preparar para os gastos extras.

Leia também: Após exageros de turistas, que até de ponte pulam, Itália repensa turismo

Mesmo sendo algo esperado, viajar ainda tem um lado negativo
Foto: shutterstock
Mesmo sendo algo esperado, viajar ainda tem um lado negativo

Veja 7 coisas ruins que precisamos lidar ao viajar:

1. Arrumar as malas

Você pode estar super animado para a viagem, mas mesmo assim fica com preguiça na hora de arrumar as malas. É preciso separar roupas limpas, artigos pessoais de higiene, lingerie e diversos outros itens. E sempre dá aquele medo de esquecer algo e não poder voltar para casa e pegar. Mas como não há como fugir disso, veja algumas dicas para agilizar a tarefa de arrumar as malas

2. Ficar muito tempo no trajeto

Se o local de destino for muito longe, pode ser bem desconfortável ficar preso em um ônibus, carro ou avião e na mesma posição por muito tempo. Você não consegue mexer seus pés direito e o sono também não é dos melhores. Chega uma hora que você só quer ficar em terra firme e se mover livremente.

Leia também: 7 dicas para dormir em um avião de maneira mais confortável

3. Se adaptar a um fuso horário

Além de ficar no trajeto por um longo período - como listado no item anterior - você também terá que se adaptar a um novo fuso horário dependendo do destino. Nos primeiros dias, você terá sono na hora de aproveitar os passeios e ficará bem acordado na hora de dormir. Mas algumas atitudes ajudam a encarar o "jet lag" e é possível até incluir no cardápios alimentos que vão te ajudar  nessa tarefa. 

4. O gasto exorbitante

Você pode se planejar bastante, mas mesmo assim podem surgir algumas surpresas que vão aumentar o custo da viagem. Somado a isso, você precisa fazer uma boa economia para poder comprar passagem, fazer reservas de hospedagem e ter dinheiro para gastar durante os passeios. Quando colocado no papel, esses gastos saem bem caros.

5. Surpresas desagradáveis

Hospedagem ruim, pessoas nativas não sendo receptivas, pontos turísticos lotados e difícil locomoção na cidade podem deixar a viagem bem desagradável se você não estiver preparado. Além disso, se você for para um país com a cultura muito diferente, pode ser difícil encontrar algo que você goste de comer.  Portanto, informe-se bem sobre o que fazer no local, pegue dicas de transporte e ainda aprenda algumas palavras básicas no idioma local para evitar perrengues. 

Leia também: 5 dicas para economizar durante a viagem

6. Ficar com saudade de casa

Conhecido como “homesick” na língua inglesa, a saudade de casa é algo difícil de lidar quando você passa muito tempo fora. Você começa a sentir falta da sua cama, dos seus cômodos e, claro, da sua família e seus animais de estimação.

7. Desfazer as malas

Você aproveitou a viagem e finalmente chegou em casa. Mas como arranjar energia para desfazer as malas? Saber que você terá que colocar tudo de volta no lugar e colocar todas as roupas para lavar dá bastante preguiça. Mas não tem como fugir dessa tarefa... 

Mas mesmo com o lado negativo, viajar ainda pode te fazer ter muitas boas experiências que você lembrará para o resto da vida. Vale a pena encarar tudo isso e se divertir por aí.