Tamanho do texto

Praias desertas no Guarujá podem ser uma ótima opção para os paulistas que querem aproveitar o calor desse outono

Como diria a canção: "sou eu bola de fogo e o calor tá de matar"... O verão invadiu o outono e se você, assim como eu adora praias, vou sugerir duas praias incríveis, em pleno Guarujá e (acreditem!)  desertas, ideal para você namorar, descansar, relaxar e tomar sol sem ter a preocupação com nada.  O paraíso pode estar mais próximo que você imagina.

Praia do Sangava - longe das "muvucas" e dos "farofeiros" existe essa praia escondida no meio das pedras e vegetação alta. O nome "sangava" vem do tupi-guarani e significa "alagado".  A praia tem 90 metros de extensão e fica próxima a praia de Santo Amaro e na entrada você já depara com uma piscina natural formada pela maré cheia, existe também uma caverna submersa, ideal para mergulhadores, repleta de corais e peixes coloridos.

Praia do Sangava, Guarujá, Sp
Reprodução Facebook
Praia do Sangava, Guarujá, Sp

Como chegar: o ideal é você sair bem cedo para aproveitar o dia, saia do bairro Santa Cruz dos Navegantes no Guarujá, caminhe por aproximadamente uma hora em direção ao Morro dos Limões ou se preferir pegue a balsa na Ponte dos Práticos, sentido Praia do Góes e siga pela trilha. A caminhada vale a pena, pássaros coloridos e borboletas lhe farão companhia.

Distante de São Paulo, há pouco mais de 120 km, a praia de Camburi (Guarujá) fica há 28 anos do centro da cidade, não é muito conhecida e frequentada por pouca gente. Tem  700 metros de extensão rodeados por mata e com ondas fortes, ideal para quem gosta de surfar. Bem próximo, tem um rio de água cristalina que desagua no ar, ideal para um banho de água doce após a praia. Um dos grandes pontos da praia é uma enorme pedra, onde você poderá subir sem dificuldades e ter a oportunidade de apreciar uma bela vista e para completar, existe uma cachoeira com queda de 8 metros para tirar qualquer "zica" e renovar as energias.

Praia de Camburi, Guarujá, Sp
Reprodução Facebook
Praia de Camburi, Guarujá, Sp

Para encerrar a coluna dessa semana, colhemos dicas preciosas de duas especialistas a especialista em estética Mônica Silva e Thaiana Marinha de Almeida Sousa, doutoranda em ciências dos alimentos, que dá dicas preciosas de como ter um bronzeado perfeito.

Bronzeamento perfeito 

O betacaroteno é o carotenóide responsável pela coloração da pele, além de outras atividades antioxidades. Encontramos este composto funcional em alimentos de cor amarela, ou alaranjada, com cenoura, mamão, laranja, abóbora, caqui, batata doce, entre outros. É importante que se faça a ingestão destes alimentos, mesmo que em pequenas quantidades em média 20 dias antes e durante a exposição ao sol. Porém a ajuda dos alimentos não garantira sua proteção contra os raios UVA e UVB, mantenha-se protegido por protetores solares, chapéus e no abrigo de guarda-sol.

_______________________________________________________________________

Roberto Rodrigues
Arquivo pessoal
Roberto Rodrigues

* Roberto Rodrigues é jornalista, empresário, bon vivant, adora viajar, conhecer lugares pessoas, é fã de gastronomia e frequenta os melhores botecos, pubs, bistrôs do mundo.

Completamente apaixonado por Las Vegas, Miami, New York e Europa, ele divide aqui no iG, toda quinta, suas experiências e dá dicas de como tirar proveito em viagens, seja no Brasil ou exterior.