Tamanho do texto

Confesso que, em qualquer hotel do mundo, a primeira coisa que faço é pegar as miniaturas e colocar dentro da minha necessaire; é gafe? Especialista e famosos respondem

Virou uma mania entre os viajantes: levar aquelas miniaturas de cremes, xampus e sabonetes para casa. Confesso que, quando me hospedo em qualquer hotel no mundo, a primeira coisa que faço é entrar no toilet da suíte, pegar as miniaturas e colocar dentro da minha necessaire - ponho em volta da banheira da minha casa. Nunca as uso no hotel porque sempre levo os meus próprios produtos. Sei que muitas pessoas fazem isso, será que está certo?

Miniaturas de hotel
Arquivo pessoal
Miniaturas de hotel

Conversei com algumas pessoas famosas, bastante acostumadas a viajar, sobre o assunto e pedi também um auxílio luxuoso à Lígia Marques, que é profissional especialista em etiqueta e marketing.

Opinião dos famosos

Thiago Rocha, apresentador de televisão

Thiago Rocha, apresentador da Rede TV!
Arquivo pessoal
Thiago Rocha, apresentador da Rede TV!

"Uma das coisas que mais gosto na minha vida é viajar. Geralmente, não levo para casa essas miniaturas. Essa onda de contenção de gastos também afetou os hotéis tem feito a qualidade dos produtos baixar. Além disso, levo os meus próprios produtos. Já tive problema de queda de cabelo por usar um xampu de hotel de qualidade duvidosa em uma semana de trabalho no Rio de Janeiro", declara o apresentador.

Fabio Bouças, empresário e jornalista

Fabio Bouças
Arquivo pessoal
Fabio Bouças

"Eu adoro essas miniaturas e levo sempre para casa. Coleciono e gosto de levar para lembrar os lugares por onde passei . Não vejo o menor problema em fazer isso".

Rana Abdouni, especialista em odontologia

Rana também é viajante
Arquivo pessoal
Rana também é viajante

"Adoro essas lembranças e vejo como um mimo que os hotéis presenteiam os hóspedes. Estive em Dubai e Abu Dhabi e é praticamente impossível não levar essas miniaturas porque eram muito 'tops'. Gosto de colecionar ", declara a dentista de muitos famosos.

Vini Vieria, ator, cantor e humorista

Vini Vieira
Arquivo pessoal
Vini Vieira

"Sempre levo meus produtos, principalmente escova de dente, que considero muito pessoal, mas ocasionalmente já usei produtos do hotel (xampu, creme dental) e não vejo nenhum problema em levar as miniaturas de hotel pra casa ", diz o humorista.

É gafe? Especialista responde

Em caso de dúvida e para não ter a sensação de me sentir um cleptomaníaco, procurei auxílio profissional nessa questão com Lígia Marques, que é antropóloga formada pela USP, consultora em etiqueta, marketing pessoal e mídias sociais, além de ter escrito três livros e, para minha tranquilidade, declarou o seguinte:

"Não há problema algum em levar as miniaturas de hotel para casa. É uma cortesia do hotel, ou seja, pertence aos hóspedes. Se quiser levar, pode levar, esse valor, com certeza, já está incluso na diária". Ufa!

É uma cortesia do hotel, ou seja, pertence aos hóspedes. Se quiser levar, pode levar, esse valor, com certeza, já está incluso na diária"

Objetos de desejo dos viajantes, esses produtos fizeram as áreas de marketing da indústria de cosméticos dar atenção maior à qualidade e design, afinal, se o hóspede gostar do produto, pode se tornar um consumidor em potencial. 

Então, nada de ter a sensação de ter cometido qualquer tipo de pecado; o "mimo" é seu e pronto. Agora, tome cuidado para não exagerar e incluir nesse kit toalhas, roupões, chinelos, etc. Em alguns hotéis, esses ítem podem até ser comprados, mas não são cortesia.

_______________________________________________________________________

Roberto Rodrigues
Arquivo pessoal
Roberto Rodrigues

* Roberto Rodrigues é jornalista, empresário, bon vivant, adora viajar, conhecer lugares pessoas, é fã de gastronomia e frequenta os melhores botecos, pubs, bistrôs do mundo.

Completamente apaixonado por Las Vegas, Miami, New York e Europa, ele divide aqui no iG , toda quinta, suas experiências e dá dicas de como tirar proveito em viagens, seja no Brasil ou exterior.