Tamanho do texto

Essa história vai fazer você pensar duas vezes antes de tomar decisões com base em opiniões na internet

Muitas pessoas usam sites de viagem para organizar o roteiro em uma cidade desconhecida. A escolha de um restaurante, balada ou ponto turístico a ser visitado pode ser feita baseada na avaliação de usuários que já frequentaram os locais. Mas, às vezes, vale pensar duas vezes antes de tomar decisões. 

Um exemplo disso tudo é o que aconteceu no site de viagens TripAdivisor. A turista Hannah C., cliente do Bennett's Cafe & Bistro localizado em York, no Reino Unido, fez um comentário negativo sobre o local no site. Ela foi com amigos para tomar o chá da tarde e acabou se decepcionando com o preço que foi cobrado e o tratamento que recebeu. 

O Bennett's Cafe & Bistro fica no centro da cidade de High Petergate, York, no Reino Unido
Reprodução
O Bennett's Cafe & Bistro fica no centro da cidade de High Petergate, York, no Reino Unido

Reclamação

"Esse lugar é horrível. Fui para tomar um chá da tarde com os amigos, estava com pouco dinheiro e pedi água quente com uma rodela de limão. A água não chegou junto com o bolo e as bebidas dos meus amigos e depois me cobraram 2 libras (em torno de R$ 12,00) pela água quente e uma fina rodela de limão. Quando perguntei o porquê do preço alto, o garçom respondeu: 'você sabe quanto custa um limão?'. Sim, definitivamente não é 2 libras. Depois ele me informou, de maneira errada, que um bule de chá para uma pessoa (o que me cobraram) custa o mesmo preço que um limão. Para demonstrar o quão ridículo isso era, meu amigo pediu um doce de chocolate que custou 1,90 libras. Lugar horrível, não o recomendo. O garçom rude que me atendeu deveria ser despedido. Não voltarei, e aconselharei meus amigos e familiares a não irem lá", escreveu Hannah no TripAdivisor. 

Publicação feita por Hannah
Reprodução
Publicação feita por Hannah

O outro lado

Ela só não esperava que o dono do bistrô responderia à crítica, falasse sobre todo o processo da água.

"Lamento que tenha se sentido assim, vou te explicar porque não deveria. Você entrou no café, o garçom mostrou onde você deveria se sentar, entregou o cardápio, esperou para anotar o pedido, foi ao caixa, pegou uma xícara, um prato e uma colher, e os levou até a cozinha. Lá, ele pegou a faca, a tábua e um limão, cortou um pedaço e colocou na xícara. Depois, voltou para o salão, pegou a água quente e levou a xícara até a sua mesa. Quando você ia embora, ele imprimiu sua conta, levou até você, processou seu pagamento com cartão de crédito e fez a cobrança fora do caixa. Depois que foi embora, ele pegou a xícara, o prato e a colher, levou até a cozinha, lavou, secou e guardou o limão. Depois, ele voltou arrumou a xícara, o prato e a colher, limpou sua mesa e deixou o cardápio ali para o próximo cliente. Isso toma, pelo menos, de 2 a 3 minutos de trabalho do garçom.". 

Resposta publicada pelo dono do Bennett's Cafe & Bistro
Reprodução
Resposta publicada pelo dono do Bennett's Cafe & Bistro


O dono ainda deu uma aula de economia. "O custo dos gastos gerais do bistrô, ou seja, o aluguel, as taxas do negócio, os custos de eletricidade, os gastos bancários... giram em torno de 25,50 libras. Pago aos meus colegas um salário digno e decente, levando em conta o pagamento de férias, seguro, e o tempo produtivo antes da abertura e depois do fechamento do bistrô. O garçom que te serviu me custa 12,50 libras por hora. Portanto, o custo total é de 40 libras por hora, então o custo do serviço de 2 a 3 minutos seria entre 1,34 a 2 libras. O governo ainda acrescenta 20% de impostos, o que faz com que a xícara com água e limão, custe entre 1,60 e 2,40 libras. Na verdade são as instalações que custam dinheiro, muito mais do que os ingredientes. Talvez, a má educação que você percebeu foi provocada pela falta de respeito que eu percebi em você por presumir que poderia usar nossas instalações e ser atendida gratuitamente.", finalizou. 

Repercussão

O caso deu o que falar nas redes sociais. No Twitter alguns internautas defenderam o dono do bistrô e falaram muito bem do local. "Muito bem, Bennett's Cafe & Bistro por responder aos comentários do TripAdivisor. Não acreditem no que é escrito lá.", tweetou uma internauta. "Vá para o Bennett's Cafe & Bistro, vamos dar apoio ao dono que respondeu muito bem aos chorões no TripAdvisor", comentou outro. 


via GIPHY