Austrália reabre fronteiras a turistas em 21 de fevereiro
Unsplash
Austrália reabre fronteiras a turistas em 21 de fevereiro

A Austrália vai reabrir as fronteiras para turistas totalmente vacinados contra a covid-19 em 21 de fevereiro, anunciou o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison. O país implementou uma das políticas mais restritivas do mundo para conter a doença.

"Faz quase dois anos que decidimos fechar as fronteiras da Austrália", disse Morrison, ao final de uma reunião do gabinete de segurança, acrescentando que o país "vai reabrir as fronteiras para todos os portadores de visto de vacinação em 21 de fevereiro". Com duas vacinas, vai ser possível receber os turistas na Austrália, acrescentou.

Quem não estiver vacinado e queira entrar em território australiano deve solicitar autorização especial de viagem e passar por quarentena em centro designado para isso, informou a ministra do Interior, Karen Andrews, em entrevista. 

Embora a abertura tenha sido anunciada pelo governo australiano, cada estado tem o poder de implementar medidas próprias. Assim, o o estado da Austrália Ocidental, cuja maior cidade é Perth, continua a manter as fronteiras fechadas.

Leia Também

O enorme continente-ilha fechou as fronteiras em março de 2020, tentando aproveitar a insularidade para se proteger da pandemia de covid-19.

Nos últimos dois anos, os australianos não foram autorizados a deixar o país e apenas alguns visitantes obtiveram autorização excepcional de entrada.

A nova abertura faz parte do abandono da estratégia conhecida como "zero covid", anunciada muito antes de a Austrália ser atingida por onda da variante Ômicron.

O país enfrenta crise devido a surtos que têm afetado principalmente lares de idosos e causado vítimas entre trabalhadores essenciais.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!