A disputa pela medalha de bronze no surfe entre o brasileiro Gabriel Medina e o peruano Alonso Correa, nos Jogos Olímpicos de Paris, gerou muita curiosidade sobre as ondas do país vizinho, cujos 2.414 quilômetros de costa são banhados pelo Oceano Pacífico.
O Peru atrai surfistas de todo o mundo com destinos de classe mundial, ideais para a prática do esporte. Além disso, desde a aprovação da Lei de Rompentes em 2013, o país tem realizado importantes esforços para preservar suas ondas.
A norma estabelece o registro de todas as ondas protegidas em um cadastro nacional, garantindo sua preservação a longo prazo. Atualmente, 43 delas estão protegidas, tornando o Peru um líder mundial na proteção de rompentes: a meta é chegar a 100 até 2030.
Veja, a seguir, os principais destinos para surfar no Peru :
La Libertad
A região de La Libertad , na costa norte do Peru , é uma das referências em surfe.
Puerto Malabrigo , também conhecido como Puerto Chicama , é famoso por ter a esquerda mais longa do mundo: o percurso pode chegar a aproximadamente dois quilômetros. A onda, que pode ser surfada por minutos, oferece seções perfeitas, acessíveis por surfistas de diferentes níveis. O povoado ao redor mantém uma atmosfera tranquila.
Ainda em La Libertad, Pacasmayo é um paraíso para os longboarders, com sua famosa onda “El Faro”. Uma das mais longas do Peru , ela atrai surfistas de todo o mundo. Um píer e um extenso calçadão compõem a paisagem.
Piura
No norte do Peru , na região de Piura , está Máncora , conhecida por suas praias que oferecem condições ideais para surfistas de todos os níveis.
As ondas são constantes durante grande parte do ano e a cidade é bem estruturada, com variadas opções de hospedagem, restaurantes de frutos do mar e vida noturna.
Piura conta com outros bons balneários para o surfe, como Cabo Blanco e Lobitos – mas, devido às ondas poderosas, esses destinos são mais indicados para os surfistas experientes.
Lima
Punta Hermosa é um dos balneários mais populares de Lima . Localizado ao sul da capital, é um lugar de ondas variadas onde muitos surfistas peruanos começaram suas carreiras – incluindo Alonso Correa, que representou o Peru nos Jogos Olímpicos.
Outros points de surfe em Lima são o Cerro Azul , com ondas longas, e Punta Rocas , conhecida pela potência de suas ondas e por sediar competições internacionais.
Nas praias de Miraflores , um dos distritos mais turísticos de Lima , também acontecem aulas de surfe.
Veja um guia completo de Lima e uma seleção de restaurantes na capital peruana
Resolva sua viagem aqui
Reserve hospedagem no Booking
Reserve seu voo
Reserve hospedagem no Airbnb
Ache um passeio na Civitatis
Alugue um carro