iG - Internet Group

iBest

brTurbo

Milhagem: você sabe o que isso realmente significa?

20/03 - 15:41

Todo mundo fala de sistemas de milhagem em passagens aéreas, mas será que todo mundo sabe exatamente o que é isso? Conheça como funcionam os programas de fidelidade para aproveitá-los da melhor forma possível.

Redação iG Turismo

As milhas aéreas ou sistemas de milhagem são programas de fidelidade oferecidos pelas companhias aéreas. Quanto mais você viajar pela mesma companhia mais ficará perto de viajar de graça. Mas, para isso, é preciso estar filiado ao programa.

- Programa de milhagem da GOL
- Programa de milhagem da Ocean Air
- Programa de milhagem da TAM

A primeira companhia a fazer isso foi a American Airlines, que em 1981 lançou o AAdvantage. O programa começou de forma espontânea, ou seja, nenhum cliente precisou se cadastrar. A companhia rastreou o número de milhas dos seus clientes já cadastrados, e começou a oferecer vantagens, como aluguel de carros e hospedagem. O sucesso foi enorme e a ideia se espalhou pelo mundo.

Cada empresa pode ter suas próprias regras, mas, em geral, o conceito é o mesmo e é mensurada pela distância percorrida. Uma milha costuma corresponder a 1600 metros. Trechos menores, independente do tamanho, costumam creditar 500 milhas para o passageiro.

Em casos de programa de milhas vinculados a cartões de crédito, a medida é feita pelo tanto que o cliente gasta. Uma milha costuma corresponder a US$ 1. Em geral, é preciso se filiar ao programa, mesmo possuindo o cartão de crédito. Clientes filiados podem conferir seu saldo de pontos na própria fatura do cartão de crédito.

Outras formas de ganhar milhas é em algumas promoções de assinaturas de revistas, compras em determinadas lojas, entre outras opções. A princípio, a troca é por passagens aéreas, mas o associado também pode migrar de classe econômica para executiva, ou usar as milhas em hotéis para pagar hospedagem.

Uma coisa boa é que o participante pode doar parte ou o total de suas milhas a outras pessoas. Para isso ele precisa enviar carta ou formulário especificado pela companhia, autorizando a doação.

Leia mais sobre: milhas - milhagem.

Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias