iG - Internet Group

iBest

brTurbo

Festa popular agita cidade do Pará

10/09 - 16:14

Festa do Sairé mistura sagrado e profano, e já é considerada Patrimônio Cultural e Artístico do Estado do Pará.

Redação iG Turismo

Acordo Ortográfico

Todos os anos, na primeira quinzena de setembro, o povoado de Alter-do-chão, a 32 quilômetros de Santarém, no Pará, é sede de uma festa grandiosa. A Festa do Sairé, que começa nesta quinta-feira, dia 11, remete aos tempos da colonização do Brasil e acontece sempre que as águas verdes do rio Tapajós baixam e a brincadeira com os bonecos dos Botos Tucuxí e Cor de Rosa dividem as atenções da população e visitantes.

Alter-do-chão atrai visitantes também porque é um dos principais roteiros do verão amazônico. Em 2007, calcula-se que 100 mil pessoas foram à cidade durante o evento. A principal praia do povoado é cenário do primeiro dia da festa, com mastros coloridos decorados com flores e frutas, exatamente como os índios faziam para dar boas vindas aos portugueses.

A Festa do Sairé, que, segundo historiadores, tem mais de 300 anos, virou recentemente Patrimônio Cultural e Artístico do Estado do Pará. O festejo possui caráter religioso, com cerimônias e rituais, e profano, com atrações culturais e danças típicas, culminando com a tradicional competição dos botos Tucuxi e Cor de Rosa, um espetáculo de criativas fantasias e gigantescas alegorias que encenam a morte e ressurreição dos botos, em uma arena chamada de Sairódromo.

A tradição se mistura à modernidade na programação cultural. Esse ano, artistas como a banda Biquíni Cavadão, a cantora de axé Margareth Menezes e a banda de forró Magnificus se apresentarão na Festa do Sairé, assim como bandas da região.

No próximo dia 15, último dia do festejo, acontece a "varrição da festa", quando os mastros são derrubados. Diz a lenda que quem conseguir levar para casa uma das frutas que decorava o mastro terá muita sorte na vida. A programação continua com a "cecuiara", um almoço de confraternização com pratos típicos da cozinha paraense, à base de peixes da região. À noite acontece o último evento da programação, que é a festa dos barraqueiros.

Leia mais sobre: Pará - festejos populares

Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias