iG - Internet Group

iBest

brTurbo

Roteiro une Ceará, Piauí e Maranhão

10/07 - 18:19

As maiores belezas naturais do Ceará, Piauí e Maranhão se unem em um roteiro de emoções.

Redação iG Turismo


- Conheça as comunidades quilombolas de Alcântara, Maranhão
- Piauí tem roteiro histórico

As maiores belezas naturais de três Estados do Nordeste em um roteiro só. Isso é possível na Rota das Emoções, que junta o Ceará, o Piauí e o Maranhão, com direito a belas paisagens e muita aventura.

Nos três Estados, o turista vai visitar lugares quase inexplorados pelo homem, entre dunas, lagoas, mangues, tudo com muito sol e água do mar morninha. Os destaques do roteiro são a vila de Jericoacoara, no Ceará, localizada dentro de um Parque Nacional; o Delta do Parnaíba, no Piauí, único delta em mar aberto das Américas; e os Lençóis Maranhenses, uma imensidão de dunas de areias brancas e inúmeras lagoas de águas cristalinas.

Considerada uma das dez praias mais bonitas do mundo, Jericoacoara fica a 313 quilômetros de Fortaleza, capital cearense. Jeri, como é carinhosamente chamada pelos freqüentadores, possui uma boa infra-estrutura para o turismo, com cerca de 80 pousadas e 40 restaurantes com as mais variadas especialidades. A pedra furada é uma das maiores atrações de Jericoacoara. Trata-se de uma formação rochosa esculpida pelo mar ao longo dos anos.

O Delta do Parnaíba é formado pelo rio Parnaíba e abre-se em cinco braços, englobando mais de 70 ilhas fluviais. A paisagem é formada também por belas dunas e mangues. Entre as atrações do Delta estão a Ponta das Canárias, uma praia de areia fofa, ideal para pesca; a Lagoa Azul, formada pelas águas das chuvas de inverno; e a Ilha do Caju, que, apesar de ser particular, está aberta à visitação.

Já os Lençóis Maranhenses são o único deserto do mundo repleto de lagoas, formadas por águas pluviais. Tendo como porta principal de entrada a cidade de Barreirinhas, o Pólo Parque dos Lençóis envolve, ainda, os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz e Santo Amaro. Com 155 mil hectares de dunas, o Parque Nacional dos Lençóis tem também povoados, como os de Caburé, Atins e Mandacaru, que são pontos de visita obrigatórios.

Esse roteiro, ideal para quem gosta de muita aventura e contato com a natureza, é a viagem perfeita para levar equipamentos de wind ou kitesurf. A região é famosa por ter ventos e ondas perfeitas para a prática desses esportes cheios de manobras radicais.

Agências que operam o roteiro integrado:

Maranhão:
- Ecodunas
- Maranhão Turismo
- Agência Baluz

Piauí:
Clip Turismo
- Eco Adventure Tour
- Piauitour

Ceará:
- Brasilian Fiesta
- Malveira Turismo
- Barão Viagens e Turismo

Leia mais sobre: Ceará - Piauí - Maranhão
 

Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias