iG - Internet Group

iBest

brTurbo

São Joaquim, a cidade mais fria do Brasil

18/06 - 17:08

Você gosta de frio? Muito? Então, deve conhecer aquela que é considerada a cidade mais fria do Brasil, em Santa Catarina.

Redação iG Turismo


Apelidada de “Cidade da Neve”, São Joaquim fica a 1360 metros de altura e costuma ter nevascas e geadas entre junho e agosto, gerando um cenário inesquecível para os turistas.

Mesmo durante o verão, São Joaquim costuma ter temperaturas baixas. Aliás, o verão na região dura apenas dois meses, janeiro e fevereiro. Entre março e o começo de maio, a temporada é conhecida como “outono climático” e nessa época dificilmente a temperatura passa dos 24 graus, podendo atingir mínimas de 2 graus abaixo de zero.

De maio em diante, até meados de outubro, a cidade registra mínimas que vão de 3 a 8 graus, e as máximas ficam entre 11 e 16 graus. Mas se o que você quer ver é neve, a época com mais chance vai de 8 a 25 de julho. Em média, São Joaquim tem cinco dias com neve por ano, mas esse número pode variar. Em 1990, por exemplo, a cidade teve neve em quinze ocasiões, para a alegria dos visitantes.

Pacata e acolhedora, São Joaquim tem 23 mil habitantes e sua fama, além do frio, vem também das gostosas maçãs produzidas na região. É comum ver, no interior do município, pequenas plantações de macieiras mesmo ao lado das casas mais simples.

Para celebrar a fruta que é símbolo da cidade, há até um evento anual. A Festa Nacional da Maçã é realizada entre o final de abril e o começo de maio, e é uma tradição que se prolonga por mais de 50 anos.

- O que fazer em São Joaquim
- Programas alternativos
- Como chegar e onde ficar

Leia mais sobre: Serra Catarinense - Festival de Inverno.

Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG




publicidade



Contador de notícias