Confira os documentos antes de embarcar para a Europa

Para não ser barrado em alguns países da Comunidade Europeia é preciso estar atento a exigências pouco conhecidas

Camila Sayuri, iG São Paulo

Getty Images
Verifique a obrigatoriedade de apresentar alguns documentos antes de ir à Europa

Apesar do visto de turista não ser exigido na Europa em caso de permanência de menos de 90 dias, as autoridades da Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos, Portugal e Suécia podem exigir alguns documentos na imigração.



Confira quais são estas exigências:

1. Passaporte válido por no mínimo seis meses contados a partir da data de chegada.

2. Passagens para todo o percurso da viagem, até o retorno com data marcada para o Brasil.

3. Comprovante de reserva de hospedagem paga. Se for ficar na casa de amigos é preciso de carta-convite dos anfitriões preenchida em formulário próprio que varia de país para país

4. Comprovante de meios financeiro para se manter no país durante toda a estadia. O valor mínimo difere de acordo com o destino, mas é de aproximadamente 60 euros diários por pessoa e 600 euros por qualquer período, em dinheiro, cheques de viagem, cartões de crédito internacionais. Os cartões de crédito devem estar acompanhados de carta do banco especificando o limite.

5. Profissionais ou estudantes viajando para participar de congresso, seminários, concursos, conferências e outros eventos devem levar carta-convite da instituição organizadora, comprovante de inscrição, cartão de acesso ou outro documento que comprove sua validade.

6. O seguro médico internacional é exigido por alguns países, no valor mínimo de 30 mil euros.

Mas a conselheira da Embaixada da Espanha em Brasília Carmen Batres garante que a falta de um ou outro documento não é motivo para ser deportado. “Uma coisa sozinha não é um problema. A questão é se a pessoa não consegue comprovar o motivo da viagem”, afirma.

- Voltar para a matéria principal

Acompanhe as novidades do iG Turismo pelo Twitter .

    Leia tudo sobre: aeroportodocumentos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG