7 dicas para evitar apuros durante as viagens desacompanhadas

Para facilitar sua viagem, leve pouca bagagem
Sabrina Duran
Para facilitar sua viagem, leve pouca bagagem
1- Em qualquer viagem, quando estiver em trânsito ou já tiver chegado ao destino, tenha sempre junto ao seu corpo seus documentos e objetos de valor – há carteiras de tecido que vão dentro da calça específicas para documentos e dinheiro. Não descuide deles em momento algum. Se tiver que deixar algo no hotel, deixe no cofre. Se não houver cofre, faça o sacrifício de levar as coisas em uma mochila discreta.

2- Nas viagens de ônibus, especialmente à noite, tenha seus pertences ao alcance do seu corpo de tal modo que sinta qualquer “movimento suspeito” sobre eles.

3- Tenha sempre o telefone e o endereço da sua hospedaria com você.

4- Levar muita bagagem, além de desconfortável, é um risco maior para perder coisas ou tê-las extraviadas. Procure ser parcimonioso com o número de malas e bolsas.

5- Se estiver viajando sozinho, sempre informe alguém sobre onde você está e com quem. Pode ser desde o gerente do hotel a um familiar com o qual mantenha contato por e.mail ou telefone. É algo simples, mas que pode ser muito útil no caso de alguma emergência.

6- É comum que durante a viagem você conheça pessoas nos hotéis, restaurantes e passeios. É uma ótima oportunidade para fazer novos amigos e conseguir boa companhia para conhecer o destino visitado. Tenha cautela, contudo. Confie na sua intuição e evite a companhia de pessoas estranhas com as quais você não se sente confortável. Nunca diga a elas onde você está hospedado, quais são seus hábitos e nem informações sobre posses e quantidade de dinheiro. Não aceite ofertas do tipo “guarde suas coisas na minha casa” ou “deixa que eu peço a Fulano que carregue pra você”.

7- É comum também que nas cidades pequenas os locais sejam bastante hospitaleiros – não raro te convidam pra um café logo no primeiro contato. Isso é ótimo. Mas, de novo, cautela. Uma dica simples é reparar se essa pessoa é (re)conhecida por outras pessoas na rua, se os locais a cumprimentam com simpatia, se sabem o nome dela etc. Isso significa que esta pessoa é conhecida por ali e que você não está na companhia de um completo estranho.

Vai viajar sem pacote? Veja outros cuidados com:

- Transporte
- Hospedagem
- Lazer
- Alimentação

- Voltar para a matéria principal

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.