Hotéis, locadoras de carros e cruzeiros aderem ao programa para tornar o cliente um sócio

O valor gasto em dinheiro se transforma em pontos. E estes, acumulados, dão direito a benefícios. A lógica, tão familiar graças às companhias aéreas, hoje se multiplica em setores diversos. Hotéis, operadoras de cruzeiros e locadoras de carro criaram programas de fidelidade para transformar o simples cliente em sócio quase vitalício. Em troca, uma lista tentadora de descontos, serviços e tratamentos especiais. Qual viajante não quer?

CRUZEIROS

Em navios, até mesmo fichas podem render descontos
Getty Images/Photodisc
Em navios, até mesmo fichas podem render descontos
Três das empresas que operam cruzeiros marítimos no Brasil têm seus próprios programas para beneficiar passageiros frequentes. Basta ser maior de 14 anos e ter feito uma viagem em um dos navios da MSC para integrar o clube da empresa. Há quatro categorias, de acordo com a quantidade de pontos somados - número de noites a bordo e tudo que é consumido dentro do navio rendem bônus.

Portadores do Classic Card, por exemplo, o mais básico, ganham desconto de 5% na compra de pacotes para saídas futuras, dez fichas no cassino e pagam menos no spa, na lavanderia e no acesso à internet.

A Costa mantém programa semelhante desde 2002. Somente no Brasil, o CostaClub tem 61 mil sócios, também divididos em quatro categorias. Um dia a bordo corresponde a 100 pontos e a cada 52 euros gastos, ganha-se mais 40 pontos. Entre as vantagens aos sócios estão descontos em outras viagens, produtos da marca e serviços prestados a bordo.

Clientes dos cruzeiros da Royal Caribbean são convidados a fazer parte do clube Crown and Anchor Society - dividido em sete níveis. Associados acumulam pontos a cada noite no navio, com gastos feitos durante a viagem e ao indicar um amigo. Dependendo do número de pontos que tiverem, podem usufruir de descontos em outros cruzeiros, convite para festas de boas-vindas a bordo e até prioridade na reserva de espetáculos.

HOTÉIS

Hotéis como o Marriott oferecem programas de desconto aos hóspedes
Divulgação
Hotéis como o Marriott oferecem programas de desconto aos hóspedes
Hóspedes dos hotéis Marriott juntam pontos no programa Marriott Rewards e têm direito a descontos em futuras reservas. Cada US$ 1 gasto em um dos hotéis da rede - também há parceiros, como o Ritz-Carlton - vale 10 pontos. O hóspede pode escolher trocar o valor por milhas aéreas (duas a cada US$ 1). Ele ainda acumula pontos ao indicar um amigo ao grupo ou alugando um carro em alguma das agências conveniadas.

Hotéis das dez marcas da rede Hilton Worldwide também possuem seu programa de fidelidade, o Hilton HHonor. Diárias, aluguel de carro (em sete empresas) e bilhetes de trem (da Amtrak e Deutsche Bahn) valem pontos que, posteriormente, dão direito a diárias ou bilhetes de voos promocionais - o grupo conta com 50 companhias aéreas parceiras. Graças a uma promoção, sócios do programa receberão pontos em dobro em hospedagens feitas até 30 de setembro.

Já membros do Priority Club têm nada menos que 4.400 hotéis espalhados pelo mundo que garantem alguns pontinhos no programa de fidelidade - dentre eles os da Intercontinental, Holiday Inn e Crowne Plaza, cada um com critérios próprios de pontuação. O total somado, que nunca expira, também pode se converter em milhas aéreas válidas em 400 companhias. Ou podem ainda ser transferidos para outra pessoa, na forma de presente.

LOCADORA DE CARRO

Nem é preciso se inscrever. Após o primeiro aluguel de veículo na Localiza você recebe em casa o cartão do programa fidelidade da empresa, com seus pontos já inseridos. As próximas locações feitas em qualquer loja da rede rendem outros - no Brasil, cada R$ 300 gastos valem 1 ponto. Dez pontos acumulados dão direito a uma diária gratuita.

Já o programa da Hertz é dividido em quatro categorias. A primeira, Hertz #1 Club, é gratuita e dá vantagens como ofertas especiais em locações e a opção de escolher o carro por marca e modelo específico - e não apenas pela categoria. E, claro, você acumula pontos para usar como desconto em locações futuras.

Serviço:

- MSC Cruzeiros

- Costa Cruzeiros

- Royal Caribbean

- Marriott

- Hilton

- Priority Club

- Hertz

- Localiza


Acompanhe as novidades do iG Turismo pelo Twitter .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.