Preparamos um manual de etiqueta para você não cometer gafes a bordo

Com as companhias aéreas oferecendo promoções agressivas e diferentes formas de parcelamento, viajar de avião deixou de ser um acontecimento, e sim um meio de transporte fácil e rápido. Segundo a consultora de etiqueta e marketing pessoal Ligia Marques, foi-se o tempo em que viajar de avião era coisa chique.

Retire a bagagem do compartimento após o avião ter parado completamente
Getty Images
Retire a bagagem do compartimento após o avião ter parado completamente

“Antes se viajava sempre bem vestido e tirar o sapato na aeronave era impensável. Hoje as pessoas encaram as viagens aéreas com mais naturalidade e acabam por esquecer em casa algumas regras de boas maneiras”, diz Ligia Marques.

Atitudes como ser pontual, respeitar o tamanho da bagagem exigido pelas companhias aéreas e ser educado com a tripulação são algumas das atitudes indispensáveis ao viajar de avião.

Já para a consultora de imagem Vanessa Barone, a dica para manter a elegância a bordo é ser discreto. “Como o espaço é restrito dentro da aeronave, a pessoa deve fazer tudo de maneira mais contida e falar num tom de voz mais baixo para não invadir o espaço do outro”, afirma.

A afobação dos passageiros também é responsável por grande parte das gafes no avião. “Acho uma grosseria ligar o celular antes do permitido ou tirar a bagagem do compartimento antes de o avião ter parado, por exemplo.”

Para você não cometer nenhuma gafe durante a viagem de avião, confira 25 dicas das consultoras de etiqueta Ligia Marques e Vanessa Barone.

Antes de embarcar

1 - Escolha uma roupa confortável, mas não desleixada. Principalmente se for para outro país, uma aparência descuidada pode causar desconfiança nos policiais da alfândega.

2- Opte por uma bolsa ou bagagem de mão do tamanho recomendado pela companhia aérea para não ter problemas na hora de acomodá-la no compartimento acima dos bancos. Leve nela documentos, objetos de valor e uma troca de roupa para o caso da sua bagagem ser extraviada.

3- Pontualidade é fundamental. Chegue ao aeroporto uma hora antes da partida, para voos nacionais, e duas horas antes, para voos internacionais.

Evite constrangimentos e faça as malas lembrando que elas podem ser vistoriadas
Getty Images
Evite constrangimentos e faça as malas lembrando que elas podem ser vistoriadas

4- Arrume as malas que serão despachadas de modo que, ao abri-las para uma eventual vistoria, não cause nenhum constrangimento. 

5- Escolha uma poltrona de acordo com a sua inquietação. Se gosta de andar para movimentar as pernas ou se costuma ir ao banheiro, pegue uma do corredor, não da janelinha. 

Durante o voo

1 - O espaço entre as poltronas é pequeno? Sim, as companhias aéreas preocupam-se cada vez menos com o conforto dos passageiros. Mas isto não lhe dá permissão para invadir o espaço do vizinho, colocando os pés apoiados na cadeira da frente ou dominando os braços da cadeira.

2 - Não está com vontade de papear com o vizinho? Pegue um livro para se distrair e explique delicadamente que precisa terminar de ler até chegar ao destino.

3 - Se estiver a fim de conversar, repare bem se a pessoa ao lado quer mesmo papear. Evite também perguntas muito pessoais.

4 - Controle a afobação. Não ligue o celular até sair da aeronave, desligue os aparelhos eletrônicos ao ser solicitado e espere ser autorizado para tirar as malas de mão do compartimento acima dos bancos. Além de ser falta de educação não cumprir os avisos, tais regras são uma medida de segurança.

Ouça música ou assista a algum filme durante o voo para se distrair
Reprodução/CNN
Ouça música ou assista a algum filme durante o voo para se distrair

5 - Uma boa forma de se distrair durante a viagem é colocar o fone de ouvido para escutar as suas músicas preferidas. Só tome cuidado para não cantar em voz alta sem perceber, nem deixar o som muito alto a ponto de ser ouvido pelos demais passageiros.

6 - Se tiver filhos pequenos, procure um voo noturno para que eles possam dormir a maior parte do tempo. Leve também o máximo de elementos de distração possível, como lápis de cor, revistinhas e videogame. Às crianças mais crescidinhas, explique antes de embarcar que avião não é lugar de correr ou de fazer barulho.

7 - Controle-se ao beber álcool a bordo, pois seus efeitos são mais fortes em altitudes maiores.

8 - Não deixe sujeira em seu lugar ao desembarcar. Durante a viagem, guarde todo o lixo e entregue ao comissário quando possível.

9 - Por que não ser gentil? Se estiver desacompanhado e perceber um casal viajando separadamente, ofereça o seu lugar.

10 - Cumprimente e seja educado com os comissários. Eles estão lá para lhe servir, mas estão trabalhando e merecem ser respeitados. Definitivamente, não passe “cantadas” nas aeromoças.

11 - Não peça a comida que o vizinho não comeu. Se ainda estiver com fome ou sede, pergunte ao comissário se ele pode lhe trazer mais.

Antes de tirar os sapatos no avião, tenha certeza de que não está com chulé
Reprodução/ Instagram
Antes de tirar os sapatos no avião, tenha certeza de que não está com chulé

12 - Desodorante é bom e o vizinho ao lado gosta, por isso, lembre-se de repassá-lo novamente no banheiro, no caso de percursos longos.

13 - Você pode tirar o sapato no caso de voos longos, só tenha certeza que seus pés não vão cheirar mal.

14 - Evite usar o banheiro da aeronave e, se o fizer, deixe-o limpo e seco ao sair. Procure ir ao banheiro no aeroporto e tente não tomar muitos líquidos a bordo.

15 - Ao dormir, tome muito cuidado para sua cabeça não cair no vizinho. Se tiver problemas com ronco, procure permanecer acordado.

Calma e respeito ao desembarcar

1 - Seja paciente ao desembarcar e agradeça à tripulação pelos serviços prestados.

2 - Na hora de pegar a sua mala na esteira, evite aglomeração e aguarde pacientemente a chegada da sua mala. Confira se a mala é mesmo a sua antes de puxá-la.

Ao sair do avião, procure pela esteira assinalada com o número do seu voo e fique atento a sua mala
Getty Images
Ao sair do avião, procure pela esteira assinalada com o número do seu voo e fique atento a sua mala

3 - Por maior que seja a saudade de casa, não saia correndo pela sala ou corredores, principalmente se estiver conduzindo um carrinho de malas. Atropelamentos no fim da viagem não são boas lembranças.

4 - Caso tenha algum problema de extravio de malas, procure um funcionário da companhia aérea e explique o caso educadamente. Gritar e fazer escândalo não ajudam.

5 - Conseguir um táxi no aeroporto das grandes cidades pode não ser tarefa simples. Se houver, respeite a fila de chegada.

Regras de etiqueta:

- Antes de embarcar
- Durante o voo
- Ao desembarcar

Acompanhe as novidades do iG Turismo pelo Twitter .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.