Evite transtornos na imigração

Por Camila Sayuri, iG São Paulo

Texto

Postura e apresentação reduzem chances de ser barrado no aeroporto

Getty Images
Boa apresentação e postura podem reduzir as chances de ficar barrado no aeroporto

Alguns detalhes básicos de apresentação e postura podem reduzir as chances de ficar barrado no aeroporto. Confira as dicas dadas por profissionais de turismo, órgãos governamentais e consultores de etiqueta.

- Evite problemas atendendo aos requisitos exigidos aos turistas nos aeroportos

1. Além de checar a documentação do viajante, o agente de imigração pode querer entrevistá-lo. Responda somente às perguntas formuladas de forma clara e objetiva e mantenha uma atitude cortês.

2. A entrevista com o agente de imigração é feita no idioma local. Em caso de dificuldades de compreensão, peça a ajuda de um intérprete. Segundo a conselheira da Embaixada da Espanha no Brasil, Carmen Bartes, no caso da pessoa não ser admitida ela poderá fazer ligações para casa, contar com o auxílio de um advogado e um assistente social.

3. Mentir na entrevista com o agente de imigração pode gerar problemas. Além dos requisitos exigidos como seguro saúde e passagens aéreas de ida e volta, vale a pena levar outros documentos que comprovem sua intenção de voltar. “Leve carta de período de férias empresa onde trabalha, a carteira de trabalho, cartões de crédito e até o imposto de renda”, explica Maurício Pivetta, gerente de treinamento da Experimento.

4. Conhecer um pouco do idioma local pode ajudá-lo no aeroporto. Os viajantes devem tentar aprender pelo menos as palavras básicas que todos os turistas usam em qualquer lugar, como bom dia, boa tarde, por favor, desculpa. “Há diversos dicionários voltados para viajantes”, diz Sofia Rossi, consultora de etiqueta.

5. Vestir-se de maneira muito relaxada ou muito sofisticada pode atrair a atenção dos agentes de imigração. É importante saber como as pessoas se vestem em cada país. “Por mais que o tênis seja comum no Brasil, na Europa, as mulheres costumam usar mais botas e sapatilhas para viajar de avião”, diz Sofia.

 

- Voltar para a matéria principal

 

Acompanhe as novidades do iG Turismo pelo Twitter.

 

Leia tudo sobre: aeroportopassaportedocumentos
Texto

notícias relacionadas