Perda de passaporte, acidente ou roubo do cartão de crédito: saiba o que fazer no caso de imprevistos na viagem

Passaporte, dinheiro e cartões: o que fazer no caso de imprevistos
Getty Images
Passaporte, dinheiro e cartões: o que fazer no caso de imprevistos
Comprar um seguro-viagem talvez já faça parte (ou, pelo menos, deveria) de seu check-list de viagem. Mas você realmente sabe o que fazer se precisar do serviço? Ou está por dentro das medidas que deverá tomar caso perca seu passaporte ou cartões de banco em um descuido qualquer? Para diminuir a dor de cabeça em caso de imprevistos no exterior, confira (e anote) as maneiras mais práticas de resolver cada um deles.

PASSAPORTE

Há duas formas de proceder caso você perca seu passaporte no exterior. A primeira delas, indicada para quem perde o documento logo antes do voo de volta, é solicitar a Autorização de Retorno ao Brasil (ARB) no consulado ou embaixada mais próximos - cheque no site do Itamaraty . O documento deve ser apresentado ao oficial da Polícia Federal no momento do embarque, e só pode ser utilizado uma vez.

Se você ficar sem o documento no meio da viagem e ainda for visitar outros países, vai precisar pedir um novo passaporte. A solicitação também é feita no consulado ou embaixada mais próximos. Mas a papelada necessária deve ser conferida na hora, já que varia de um órgão consular para outro - o mesmo ocorre com o prazo de entrega da ARB e do novo passaporte.

Para agilizar o processo, é importante saber o número do título de eleitor e do RG. Facilita também ter uma cópia das páginas 1, 2 e 3 do documento e, para os homens, estar com o certificado de reservista. Em caso de furto, alguns consulados exigem o comprovante de registro policial.

SEGURO VIAGEM

Viajante prevenido contrata um seguro viagem e tem em mãos o telefone de contato da central de atendimento. Afinal, serviços médicos particulares em outros países podem significar grandes prejuízos. Confira as peculiaridades de algumas empresas:

- Travel Ace

O plano válido por cinco dias custa a partir de US$ 18 - mas há variações de acordo com o tempo de permanência no exterior, a idade do cliente e outros. Em caso de emergência médica, entre em contato com a central - os telefones ficam no voucher do contrato. O atendimento, em português, direciona a pessoa para o hospital ou clinica conveniada. Não há nenhuma cobrança extra pelo uso do serviço.

- MIC

A empresa tem planos a partir de US$ 28 (cinco dias). O contato pode ser feito por telefone, rádio ou e-mail - o atendimento é em português. A empresa decide se recomenda o hospital mais próximo ou envia um médico ao local.

- Assist-Card

Para viajar pelo Brasil, o plano doméstico vale desde US$ 15 (três dias); para a América Latina, custa desde US$ 25 (cinco dias); e o aplicável a qualquer país sai por a partir de US$ 30 (cinco dias). Para usar os serviços, ligue para o número disponível no voucher. O atendimento é em português e, dependendo do caso, o cliente é direcionado ao hospital mais próximo, um médico pode ser enviado ao local ou uma UTI móvel irá buscá-lo.

CARTÃO DE CRÉDITO

Cada banco tem regras próprias no caso de perda ou roubo do cartão, mas todos autorizam um saque emergencial. Confira as peculiaridades dos principais:

- Banco do Brasil
Quem tem cartões Visa ou Mastercard pode solicitar o saque emergencial no exterior pelo (55-11) 6845-7820 - são aceitas ligações a cobrar. O limite para as categorias Infinity, Platinum e Gold é de US$ 5 mil, e de US$ 1.000 para os demais. Você também pode pedir um novo cartão, que leva em média 48 horas para chegar ao endereço fornecido.

- Santander
O saque emergencial (ou mesmo o novo cartão) deve ser pedido na central de atendimento da sua bandeira (Visa ou Mastercard). Ela fornecerá um código de autorização para a operação, que será realizada em uma casa de câmbio ou agência bancária. Para recolher o dinheiro, é necessário apresentar o passaporte.

- Bradesco
Clientes American Express podem solicitar o pagamento de contas (hotel, aluguel de carros) pelo telefone (0800-726-2639). Em algumas cidades, é possível fazer um saque emergencial na loja da Amex. O saque de clientes Visa e Mastercard são feitos em bancos credenciados.

- Itaú
É na central de atendimento no exterior (4001-4848) que devem ser solicitados novos cartões e saques emergenciais. A retirada do dinheiro é direcionada para a casa de câmbio mais próxima.

Acompanhe as novidades do iG Turismo pelo Twitter .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.