8 dicas para comer bem e descobrir os pratos mais típicos em qualquer destino

Em lugares de comida condimentadas, prove a culinária forte com moderação
Divulgação
Em lugares de comida condimentadas, prove a culinária forte com moderação
1- Dicas dadas por locais são sempre o melhor mapa dos lugares certos onde comer – especialmente comidas típicas ou pratos caseiros. Pergunte, peneire a informação e escolha.

2- Em lugares com culinária forte, como Belém, no Pará, e Manaus, no Amazonas, não vá com muita sede ao pote. Ainda que seja tentador, prove os pratos com moderação e em dias diferentes. De qualquer forma, tenha sempre à mão algum remédio contra indisposição estomacal.

3- Se for visitar algum destino ermo, com pouca infra-estrutura relativa ao tratamento da água, evite beber água da torneira. Beba apenas água mineral de garrafa e verifique sempre se o lacre não está violado.

4- Comida de rua é uma delícia e, ao contrário do que diz o senso comum, nem sempre é um risco iminente. Há muita comida de rua com qualidade feita por aí. Basta reparar em cuidados básicos de higiene de quem oferece o alimento. Repare na roupa de quem prepara a comida, nos utensílios, panelas, no acondicionamento dos ingredientes e, principalmente, se há separação entre quem maneja o dinheiro e quem prepara a comida. Treine olfato e visão para diferenciar os produtos bons dos duvidosos. Costuma funcionar bem.

5- Para o caso de algum imprevisto (queda de pressão, fome fora de hora, restaurante fechado), tenha sempre com você algum biscoito, doce, algo salgado e água.

6- Em regiões litorâneas, evite comer peixes e frutos do mar que claramente são pescados em regiões de porto ou atracadouros, onde a água é poluída. Dê sempre preferência a peixes locais e recém-pescados. Pergunte aos moradores da região para saber quais são.

7- Se quiser explorar restaurantes mais refinados, lembre-se de fazer reserva antecipada e certificar-se se o local aceita cartão de crédito.

8- Explorar os mercados municipais e as feiras livres também são ótimas formas de conhecer mais sobre os produtos típicos e da época. Mais do que prova-los ali e garantir pequenos lanches para o meio da tarde, essa será uma boa indicação do que pedir nos restaurantes.

Vai viajar sem pacote? Veja outros cuidados com:

- Transporte
- Hospedagem
- Lazer
- Segurança

- Voltar para a matéria principal

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.