Para não ter nenhum imprevisto ao embarcar, fique atento o que é permitido ou não nas bagagens de mão e o peso liberado para essa mala

Você terminou de arrumar as malas para viajar, mas bate aquela dúvida: será que elas estão pesadas demais e vão ser cobradas taxas extras? O que posso levar comigo e o que preciso despachar? Para não ter nenhum imprevisto na hora do embarque, é fundamental ficar atento às regras de cada companhia aérea sobre bagagem de mão, e elas podem variar bastante de uma empresa para outra. 

Leia também: Como arrumar as malas de viagem, economizar espaço e evitar imprevistos

Cada empresa aérea tem suas próprias regras de bagagem
shutterstock
Cada empresa aérea tem suas próprias regras de bagagem



Estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), as novas regras de bagagens estão em vigor desde março de 2017 e são válidas para os voos domésticos e internacionais. De acordo com a Anac, as empresas podem aplicar variações às regras, mas devem permitir que passageiros levem bagagem de mão a partir de 10 kg. 

Já as dimensões e o peso máximo são detalhes definido pela companhia. Para evitar que você tenha qualquer surpresa no embarque, a "One World", aliança global de companhias aéreas no Brasil e na América Latina, faz uma lista com as regras de cada companhia aérea:

Gol

A mala de mão deve estar dentro das dimensões: 40 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura). Caso contrário a empresa não permite que a mala seja levada pelo passageiro.

Leia também: 18 dicas para evitar que sua mala seja roubada

Azul

O site da companhia diz que o peso limite é de 10kg e a soma das medidas de largura, altura e profundidade deve ser de, no máximo, 115 centímetros.

Latam

Em todos os casos, as dimensões máximas devem ser de 55 x 35 x 25 cm (altura x largura x espessura), incluindo bolsos, rodas e alças. Em voos dentro do Brasil em cabine econômica, ou voos internacionais de/para o Brasil em cabine econômica, o limite é de 10 kg. Em voos internacionais em cabines Premium economy ou Premium Business, o limite é de 16 kg.

Avianca

Dimensões: todas as peças de bagagem, para voos nacionais e internacionais, devem ter no máximo 115 centímetros (45 polegadas) de altura, comprimento e largura.

Leia também: Veja dicas para economizar na viagem com a escolha e organização das malas

Caso você queira levar mais bagagem do que o permitido, é preciso checar em cada companhia quais são as taxas e regras aplicadas. O valor e limite máximo também variam de acordo com o trajeto e aeronave.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.