Sites oferecem imagens de todos os ângulos de pontos turísticos famosos para você conhecer o mundo pela tela do computador

Em um mundo globalizado, descobrir lugares diferentes do que vivemos se tornou mais que um desejo, mas uma necessidade que vai além do lazer e permite abrir os olhos para outras culturas. No entanto, organizar uma viagem demanda tempo e dinheiro – nem sempre disponíveis.

Como alternativa, plataformas online possibilitam fazer viagens virtuais a diferentes pontos turísticos pelo mundo, do Grand Canyon, nos Estados Unidos, às cidades de Paris e São Paulo.  Fotos tiradas em 360° ajudam a conhecer todos os ângulos e detalhes dos destinos, sem sair de casa. Conheça alguns sites que disponibilizam as imagens.


Air Pano
O projeto, criado por uma equipe de fotógrafos russos, já contém imagens panorâmicas aéreas em 360 graus de aproximadamente duzentos dos lugares mais populares do mundo. É possível explorar de blocos de gelo na Antártica até a cidade de Nova York. O carregamento dos panoramas leva só alguns segundos e a ferramenta de zoom é limitada.

Google Street View Tracks
A ferramenta de street view do Google Maps, combinada com filmagens, fez surgir um novo tipo de experiência online: a Jornada do Google Maps. Ao escolher um determinado destino, é apresentado um vídeo e em seguida, abre-se um mapa no qual pode-se selecionar pontos do local para serem descobertos. No site em português foram disponibilizados 18 passeios, dentre eles, belezas naturais como o Grand Canyon, e construções como o Burj Khalifa e o Centro Espacial da NASA.

O site Brasil 360º explora as cidade do país que foram sede na Copa do Mundo de 2014
Reprodução
O site Brasil 360º explora as cidade do país que foram sede na Copa do Mundo de 2014

Brasil 360º
Disponibilizado nos idiomas inglês, português e espanhol, a ferramenta Brasil 360º foi desenvolvida pela Embratur para a Copa do Mundo da FIFA em 2014. Daí ter vídeos de todas as cidades que foram sede dos jogos. As imagens podem seguir o fluxo programado como seguirem para a direção que o mouse do usuário indicar. É preciso ter um pouco de paciência, pois demoram a carregar. Além do vídeo, oferecem imagens (não-panorâmicas) para download.

SP 360º
Especializado na capital paulista, o site mostra fotografias 360º e panorâmicas não apenas de lugares turísticos como também de restaurantes, baladas, centros de cultura, hotéis, móteis e shopping centers. Suas imagens são mais simples que a dos outros sites, mas continua sendo uma boa alternativa para quem deseja planejar uma viagem ou conhecer locais ainda não visitados da cidade sem sair da frente do computador.

360º Cities

Neste site você pode não apenas consumir os panoramas disponibilizados, como também compartilhar algum que tenha feito – há, inclusive, tutoriais em vídeo que ensinam como fotografar profissionalmente. A partir do mapa-mundi é possível selecionar o país ou a cidade que se deseja explorar. Caso não encontre, pode-se fazer uma busca interna. Outra ferramenta interessante mostra lugares que ficam próximos ao selecionado, possibilitando que a pessoa conheça mais sobre a área.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.