Ferramentas ajudam a organizar a próxima viagem e economizar

Viajar hoje é muito mais fácil do que no passado. Além do barateamento de passagens e hotéis, a tecnologia ajuda até o menos organizado dos turistas a se dar bem. Praticamente todos os aspectos da viagem estão cobertos por alguma ferramenta. Será que eu preciso de visto para ir a este país? Quanto será que custa ir de carro? Qual o melhor restaurante da cidade? Confira os sites e apps que ajudam a responder a estas e outras perguntas:

Leia mais:
- 11 dicas para uma viagem de carro perfeita
- Qual a praia mais bonita do Nordeste?

Antes da viagem

A melhor maneira de chegar até o destino
Não importa para onde você planeja ir: Manaus? Paris? Tóquio? O Rome2rio diz quais os meios de transporte disponíveis para o trajeto e ainda indica o preço médio da viagem. De qualquer lugar para qualquer lugar. Disponível também para celulares e tablets com sistema iOS.

Saiba se você precisa de visto
O VisaMapper (em inglês) é um site simples, cuja finalidade é apenas uma: mostrar quais os países que requerem visto de entrada. Basta colocar qual o país de sua nacionalidade que o mapa indicará os resultados. Ao estilo Wikipédia, a ferramenta é auto-regulamentada pela comunidade online.

Calcule o custo de vida em qualquer cidade
Reprodução
Calcule o custo de vida em qualquer cidade

Calcule o custo de vida
Planeja uma viagem longa e gostaria de saber quais seriam seus gastos? Com um banco de dados extenso, o Numbeo (em inglês) calcula o gasto médio em cidades do mundo inteiro, permitindo, inclusive, compará-las. Quanto custa uma cerveja em Bangkok? Qual a média de aluguel em Nova York? Qual a cidade mais barata do mundo para se viver? É possível ainda comparar outros aspectos, como índices de qualidade de vida, incidências criminais e níveis de poluição. Tire as dúvidas e mate a curiosidade.

Viaje barato pelo mundo
O Skyscanner cumpre mais ou menos a mesma função do Skypicker, mas em uma escala global. O site não se limita a voos ‘low-cost’ e funciona bem com passagens pelo mundo inteiro. O principal trunfo do Skyscanner é, além de reunir as melhores passagens, indicar quando é mais barato comprá-las. Caso não tenha uma data definida para viajar, é possível, por exemplo, colocar apenas o mês desejado. A ferramenta irá, neste caso, apresentar um gráfico com as variações de preços para aquele período. Disponível também para celulares e tablets com sistema iOS ou Android.

Encontre os melhores hostels
Várias ferramentas possibilitam a reserva de camas em hostels pelo mundo, mas nenhum site reúne as acomodações econômicas de forma tão clara e direta quanto o HostelWorld.com . O site, que conta com mais de 300 mil estabelecimentos, tem nas classificações feitas por usuários seu maior trunfo. Como a qualidade em albergues varia muito, saber sobre as experiências alheias é essencial. O único lado negativo do site é a necessidade de um depósito não reembolsável de 12% do valor da estadia no ato da reserva. A política visa evitar cancelamentos de última hora. Disponível também para celulares e tablets com sistema iOS ou Android.

Hospede-se nas casas de outras pessoas
Mais barato do que hotéis e mais confortável do que hostels. A opção de hospedar-se na casa de habitantes locais ao viajar permite não só economizar, mas também a oportunidade de conhecer a cidade por outro ponto de vista. Há diversos sites que oferecem este tipo de serviço, mas o mais completo e confiável é o Airbnb , pioneiro no assunto. Disponível também para celulares e tablets com sistema iOS ou Android.

Mais: 
- Roteiros imperdíveis de Edimburgo
- Viaje pelo mundo com a literatura

Durante a viagem

Rache a conta da viagem
Ao viajar com um grupo de amigos é fácil perder a conta de quem pagou o quê. Um paga o almoço aqui, o outro compra o passeio de barco ali e, no fim, sempre alguém acaba gastando um pouquinho a mais. Para que isso não aconteça, existe o Tricount . Com o app, é possível listar todos os integrantes da viagem e adicionar aos poucos os gastos de cada um. Na volta para casa, todos sabem quem deve quanto para quem. Disponível também para celulares e tablets com sistema iOS ou Android.

O Skypicker é a melhor opção para voos low-cost na Europa
Reprodução
O Skypicker é a melhor opção para voos low-cost na Europa

Voe barato pela Europa
O Skypicker é a melhor opção para encontrar voos ‘low-cost’ pelo continente europeu. Além de mostrar um mapa interativo, indicando o trajeto a ser feito, o site permite que o viajante faça suas escolhas baseado nas oportunidades que aparecem. Por exemplo: talvez você esteja em Lisboa e não tenha certeza em relação ao próximo destino. Basta colocar saída de Lisboa para ‘qualquer lugar’ que a ferramenta mostra as melhores ofertas. Perfeito para quem viaja sem roteiro. Disponível também para celulares e tablets com sistema iOS ou Android.

Confira quais os melhores restaurantes e atrações da cidade
O TripAdvisor vem desde 2000 construindo sua reputação ao reunir críticas e sugestões de viajantes e locais sobre um número imenso de lugares. Apesar da ocasional malandragem de donos de estabelecimento, que fazem tudo por boas resenhas, o site ainda é o mais completo do tipo e o novo aplicativo para celulares, com mapas disponíveis offline, é um indicativo de que esta dinastia não deve acabar tão cedo. Disponível também para celulares e tablets com sistema iOS ou Android.

Viaje de carro compartilhado pela Europa
O Carpooling.co.uk (em inglês) é extremamente útil para quem viaja pelo continente europeu com orçamento baixo. O site permite que você vá de uma cidade a outra com outras pessoas que pretendam fazer o mesmo trajeto, compartilhando o veículo. A ideia é simples. O primeiro passo é checar as datas e o trajeto pretendido. Cada motorista estipula o preço para dar a carona, baseando-se nos gastos que ele terá com gasolina e pedágio. O usuário deve, então, contatar o condutor e marcar uma hora e local de encontro. A comunicação é geralmente direta e eficiente. Disponível também para celulares e tablets com sistema iOS ou Android.

Leia também:
- Os 10 melhores lugares para visitar na América do Sul
- As melhores praias de nudismo pelo mundo

Acomapnhe as novidades do iG Turismo pelo Twitter

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.