iG - Internet Group

iBest

brTurbo

Chapada dos Veadeiros: a entrada do paraíso
Apelidada de "Porta do Céu", a região goiana localizada a 1.600 metros acima do mar é rica em belezas naturais

Viajar pelo mundo - www.revistaviajar.com.br


Getty Images

Chapada dos Veadeiros está localizada a 1.600 metros de altitude

Atravessada pelo mesmo paralelo que corta Machu Pichu, no Peru, a Chapada dos Veadeiros é considerada um lugar místico. O terreno farto em cristais de quartzo contribui para a crença, pois dizem que a concentração de pedras tornou a região ponto de convergência de energia. Outros acreditam que a chapada é local de passagem de objetos voadores não identificados, o que pode ter inspirado o apelido de “Porta do Céu”, além de estar a 1.600 metros acima do mar.

Independentemente das crenças, a Chapada dos Veadeiros afeta seus visitantes, ao menos com sua beleza natural. Alcançada mais facilmente pela estrada, a partir de Brasília, possui uma flora riquíssima, com destaque para as dezenas de espécies de bromélias, e uma fauna composta por vários animais ameaçados de extinção, como o lobo-guará e o veado-campeiro. O nome da chapada é derivado do último, pois quando ela passou pelo período de mineração, como outras chapadas, muitos cachorros foram usados na caça ao veado. Eles eram chamados de veadeiros.

Getty Images

São muitos cachoeiras a serem exploradas na Chapada dos Veadeiros

Este abrigo da natureza de jeito místico se esparrama por vários municípios de Goiás. Os principais são Cavalcante, São João D’Aliança e Alto Paraíso de Goiás. Neste último fica o povoado de São Jorge, porta de entrada ao parque nacional criado por Juscelino Kubitschek para proteger a região. Ali também estão a maior parte das pousadas, como a aconchegante Baguá ou a Casa das Flores.

Em Cavalcante também há bons lugares para relaxar, como a Pousada Sol da Chapada. A cidade abriga uma comunidade kalunga, de ex-escravos libertos ou fugidos das minas, e é conhecida pela várias cachoeiras. Entre elas, a do Rio Prata, de Santa Bárbara, da Capivara e a Veredas. Em São João, as cachoeiras também são o principal alvo do turismo, principalmente nos últimos anos, quando surgiram investimentos em infraestrutura para receber os visitantes. A queda das Andorinhas e de São Pedro se destacam, junto com a São Cristovão, situada em um rancho que serve refeições típicas da culinária goiana.

Getty Images

Detalhes tornam a região da Chapada dos Veadeiros tão encantadora

O principal trunfo de Alto Paraíso é ser a porta de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Partindo do povoado de São João pode-se conhecer os muitos rios, mirantes, cachoeiras e morros protegidos pelo parque. Nas proximidades de Alto Paraíso também existem locais dedicados a espiritualidade. No Jardim de Maytrea acredita-se existir um campo de força magnética e o  Jardim Zen é decorado com flores e pedras e está localizado exatamente na linha do paralelo 14, o mesmo que passa pela antiga cidade inca.

As cachoeiras mais famosas na região são Almécegas I e II, São Bento e a Cachoeira do Macaco. Dentro do parque, os destaques são os cânions e as corredeiras, além das sempre presentes quedas-d’água. Próximo a São Jorge fica também o Vale da Lua, lembrando uma paisagem espacial, com suas rochas esculpidas pela força das águas que correram por lá no passado.

Os municípios no entorno da Chapada dos Veadeiros têm um trunfo: a rica cultura local. Menos afetada pelo processo de urbanização, ela conserva diversas tradições, tanto nas festas quanto nos costumes, que remontam à colonização e à intensa miscigenação entre brancos, negros e índios. 
 

ONDE PASSEAR NA CHAPADA DOS VEADEIROS

Centro de Atendimento ao Turista de Alto Paraíso (Av. Ari Valadão Filho, 1100, Alto Paraíso, 62/3446-1159) Indica guias credenciados aos viajantes, além de dar informações sobre passeios e pontos turísticos.


ONDE FICAR NA CHAPADA DOS VEADEIROS

Pousada Baguá (Rua 01, Quadra 16, lote 2, Vila de São Jorge, Alto Paraíso, tel. 62/3455-1046 ou 61/8172-8886). Ideal para relaxar dispõe de apenas quatro bangalôs de 82m², proporcionando aos hóspedes total privacidade em contato com a natureza. Pagamento em dinheiro ou cheque.

Pousada Casa das Flores (Vila de São Jorge, Alto Paraíso, tel: 62/3455-1055). Em arquitetura rústica e aconchegante, oferece spa e piscina aquecida. Pagamento em cartão de débito ou dinheiro. 

Pousada Sol da Chapada (Rua Borba Gato, quadra 26, lote 218, Cavalcante, tel: 62/3494-1372). Pousada simples e charmosa, os apartamentos têm rede e varanda com vista para a natureza. Pagamento em dinheiro.

 

* consulte as agências para saber sobre a disponibilidade de vagas, possíveis taxas extras e formas de pagamento 

 

 

Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias