iG - Internet Group

iBest

brTurbo

Boqueirão, a "Cidade das Águas" na Paraíba
Localizada a 146 quilômetros de João Pessoa, Boqueirão ostenta o título de "Cidade das Águas", além de ser chamada de "a princesa do Cariri paraibano".

Redação iG Turismo

- O essencial de João Pessoa

Quer visitar uma princesa? A 146 quilômetros de João Pessoa fica Boqueirão, apelidada de "Cidade das Águas" e também de "princesa do Cariri paraibano". A cidade tem belezas naturais de encher os olhos de qualquer visitante, além de belas construções e um rico artesanato.

VEJA GALERIA COM IMAGENS DE BOQUEIRÃO

O principal cartão-postal de Boqueirão é o Açude Epitácio Pessoa, onde é possível, além de apreciar o belíssimo pôr-do-sol, fazer um agradável passeio de lancha, onde é possível avistar as casas construídas nas ilhas do açude.

A cerca de oito quilômetros da cidade fica o Sítio Marinho. Lá o visitante conhecerá o Lajedo do Marinho, onde a grande atração são inscrições rupestres. Frequentemente, são organizadas trilhas ecológicas para conhecer o local em total contato com a natureza.

Cidade festeira

Outro motivo para visitar Boqueirão é o seu calendário cultural e festivo, que integra o calendário de eventos turísticos da Paraíba. Entre as festas mais populares estão a Festa de Janeiro, o Carnaval das Águas, o tradicional São João e a tradicional Cavalgada dos Vaqueiros.

Em novembro, a cidade é o cenário do Balaio Cultural, evento que atrai turistas de todos os cantos do Brasil. O Balaio acontece há cinco anos e reúne grupos de danças, companhias de teatro, artistas plásticos e músicos de todos os cantos do País.

Com a participação de aproximadamente 140 artistas, o evento chega a atrair cerca de 500 pessoas todos os anos. Além dos espetáculos, o Balaio Cultural promove oficinas, minicursos, palestras, tudo tendo como tema a arte e a cultura.

Sabores da terra

Outro atrativo de Boqueirão é a sua culinária cheia de sabores e autenticamente nordestina. O turista tem ao seu dispor bares e restaurantes, localizados às margens do Açude Epitácio Pessoa, com o melhor da gastronomia local.

Há desde a tradicional galinha caipira até os deliciosos peixes fritos com pirão de peixe, passando pela famosa buchada de bode e o picado, ambos encontrados no Mercado Público.

Dados sobre a cidade

Área do município: 425 quilômetros quadrados.
População: 16.327 (IBGE de 2008).
Altitude: 355 metros.
Ponto mais elevado: Serra de Cornoió, com 800 metros.
Rodovia de acesso: PB-148.

Vai visitar a Paraíba? Pois fique por dentro do que pode fazer na capital: O essencial de João Pessoa

Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG




publicidade



Contador de notícias