iG - Internet Group

iBest

brTurbo

Parque de miniaturas é diversão para crianças e adultos em Gramado
Aberto desde dezembro de 1983 em Gramado, Serra Gaúcha, o Mini Mundo reúne miniaturas 24 vezes menores que seus originais ao redor do mundo.

Fernanda Castello Branco

- Hotel em Gramado recria a aura de contos infantis

Um avô amoroso que sonhava em construir um mundo de miniaturas para os dois netos acabou criando uma das mais encantadoras atrações turísticas de Gramado, na Serra Gaúcha. Aberto ao público em dezembro de 1983, o Mini Mundo começou com uma casinha de bonecas e um pequeno conjunto de castelos que o alemão Otto Höppner construiu para os netos, Guilherme e Adriana.

VEJA FOTOSHOW DO MINI MUNDO EM GRAMADO

Aberto todos os dias, das 10 às 17h, inclusive em dias de chuva, o Mini Mundo é um sonho cada vez mais real. Todos os anos miniaturas novas são incluídas no parque, que já está na terceira geração da família. As peças são montadas 24 vezes menor do que seus originais reais.

As miniaturas estão divididas em sete complexos. Entre as réplicas estão a Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, o Porto da capital gaúcha, a estação ferroviária de São João del Rei e a Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, Minas Gerais.

Apesar das representantes brasileiras - a próxima, ainda em construção, será o Museu do Ipiranga, em São Paulo - a grande maioria das miniaturas é réplica de construções alemãs e de alguns outros lugares da Europa. Entre elas está o Castelo de Falkeneck, que fica ao sul da Alemanha, e que no Mini Mundo aparece com a caça representada também como opção de lazer do povo europeu desde a Idade Média.

O público também se encanta ao ver a Prefeitura de Urach, construção típica da Floresta Negra, ao sul de Stuttgart; o Castelo de Lichtenstein, construído em 1840; a Torre de TV em Hamburgo, datada de 1968; o Castelo de Branzoll, no leste da Alemanha.

A zona rural da região da Baviera, ao norte da Áustria, com todos os elementos da vida no campo, também estão representados no Mini Mundo. O Aeroporto de Bariloche é outra atração, já no final do circuito.

Bonecos

Os bonecos que dão ainda mais vida às réplicas são todos feitos na Alemanha. Em Gramado, eles são pintados novamente com uma tinta mais resistente. E de vez em quando eles passam por uma reforma, porque ficam expostos ao sol e às chuvas. Como os próprios funcionários do Mini Mundo costumam dizer, eles rezam para que não chova, porque não há nenhuma proteção para as miniaturas.

Além das construções representadas no parque, há, ainda, encenações de situações do cotidiano, com os bonecos "encenando" casamentos, compras na feira, passeio no clube, entre outras situações.

Serviço:

Mini Mundo
Rua Horácio Cardoso, 291.
(54) 3286-4055.

Leia mais sobre: Gramado - Rio Grande do Sul.

 

Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG




publicidade



Contador de notícias