iG - Internet Group

iBest

brTurbo

Belezas do Paraná: dez passeios imperdíveis em União da Vitória
Listamos passeios legais e imperdíveis na cidade de União da Vitória, localizada no extremo sul do Paraná.

Redação iG Turismo

- Roteiro une Paraná a Santa Catarina

O Brasil é tão imenso que há muitas cidades das quais muita gente nunca ouviu falar. Muitas têm atrações realmente imperdíveis e oferecem aos visitantes, além dos atrativos, belezas naturais inesquecíveis. União da Vitória, no extremo sul do Paraná, é uma cidade que vale a pena ser descoberta.

VEJA GALERIA DE FOTOS DE UNIÃO DA VITÓRIA

Aqui há 10 dicas do que fazer para aproveitar ao máximo a sua estadia nessa bela cidade paranaense.

1 - Rota Sul das Cachoeiras

Esse passeio é ideal para quem quer passar o dia em contato com a natureza e, de quebra, ainda conhecer parte da história do Paraná. Entre as atrações estão as cachoeiras Campo Alto (50 metros de altura) e Cintura de Noiva (40 metros de altura). Além disso, há a Gruta da Nossa Senhora da Salette, uma histórica Igreja Ucraniana e o Parque Histórico do Iguassú. O parque reconta a história da ocupação ao longo do vale do rio Iguaçu, incluindo aspectos econômicos da colonização. A trilha "Caminho Histórico do Paraná" será uma das próximas atrações. Com agendamento, é possível almoçar no parque e passear de barco na represa de Foz do Areia. A capacidade máxima do barco é de 15 pessoas.

2 - Ponte do Arco

Trata-se da primeira ponte rodoviária da cidade, construída sobre o rio Iguaçu e inaugurada em 1944. É conhecida como Ponte Manoel Ribas ou Ponte do Arco e é ponto turístico de União da Vitória.

3 - Igrejas

Vale uma visita a algumas igrejas, como a Igreja Sagrado Coração de Jesus e a Igreja dos Navegantes, muito curiosa por ter sido construída em formato de barco. 

4 - Festa Nacional da Costela

Você está no Paraná, mas a festa aqui é gaúcha. União da Vitória é referência no preparo da famosa costela assada em fogo de chão. O resgate das tradições gaúchas dão o tom da festa, que acontece todos os anos, em março. Há shows, fandangos, praça de alimentação e outras atrações. Mais informações: (42) 3522-3681.

5 - Grupo Folclórico Kalena

Um dos mais renomados grupos de dança ucraniana no Brasil, o Kalena nasceu em 1969 e virou atração em União da Vitória. Acompanhe a agenda do grupo e aproveite para ver uma apresentação. Composto por mais de 120 integrantes, o grupo folclórico já recebeu prêmios em vários festivais de dança, como o de Joinville e o de Foz do Iguaçu.

6 - Passeios de Maria Fumaça

O visitante irá reviver a experiência dos primeiros viajantes que cruzaram de trem o Paraná e Santa Catarina, rumo ao sul do Brasil. O passeio é feito em uma locomotiva construída nos Estados Unidos, em 1913. Conhecida como Maria Fumaça ou 310, a locomotiva ficou parada por 28 anos, até ser resgatada como um dos principais atrativos da cidade. O trajeto é de seis quilômetros e, na estação, é possível ver uma exposição de fotos antigas que relembra a história da ferrovia. Os passeios devem ser agendados.

Mais informações:
- Centrus Idiomas e Viagens: (42) 3522-4848
- Associação Amigos do Trem: (42) 3522-9381

7 - Passeios de barco Caminhos do Iguassú

Cercada pelo rio Iguaçu, União da Vitória oferece passeios fluviais pelo Parque Histórico Iguassú, com aproximação às cachoeiras do Rio Palmital e do Tigre. Dependendo da temperatura e dos níveis do lago, a aproximação inclui banhos de cachoeira ou pequenas caminhadas entre as corredeiras. A duração dos passeios é de uma hora, mas podem ser maiores, dependendo do interesse dos turistas. O barco tem capacidade máxima para grupos de 15 pessoas.

Mais informações:
- Centrus Idiomas e Viagens: (42) 3522-4848
- Agência Caminhos do Iguassú: (42) 3523-4656
- Parque Histórico Iguassú: (42) 3523-1515

8 - Feira União das Artes

Vale a pena visitar a Feira União das Artes e levar para casa um trabalho feito na região. As opções de produtos são variadas e para todos os gostos. A feira funciona na Estação Ferroviária União, aos sábados, das 8 às 13h. Mais informações: (42) 3523-1413.

9 - Morro do Cristo

Localizada no ponto culminante de um dos mais altos morros que cercam o município, a 928 metros acima do nível do mar, está a estátua do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro do município, inaugurada em 1968. Para chegar lá é preciso disposição: são 219 degraus. Com 27 metros de altura, a estátua fica fixada em um pedestal de seis metros e na sua categoria é a segunda maior do Brasil.

10 - Estação Ferroviária União

Uma das mais belas estações do interior do Brasil, a Estação Ferroviária União é constituída por dois corpos iguais, um no Paraná e o outro em Santa Catarina, unidos por um enorme arco.

Leia mais sobre: União da Vitória - Paraná.

Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG




publicidade



Contador de notícias