iG - Internet Group

iBest

brTurbo

Do Rio de Janeiro a São Paulo de carro
Os 429 quilômetros que separam as duas maiores cidades do Brasil podem se tornar ainda mais divertidos se você tiver tempo para ir fazendo paradas.

Redação iG Turismo

- De uma cidade a outra, de olho nas belezas do caminho

Distância: 429 quilômetros.


As duas maiores cidades do Brasil ficam a menos de seis horas de viagem por terra. Sair da capital brasileira que mais recebe turistas para o maior centro financeiro do País é uma viagem que tem muita coisa boa pelo caminho.

O que hoje é uma viagem rápida e tranquila já durou 33 dias para ser realizada. Ano passado foi comemorado o centenário da primeira viagem de carro feita no Brasil, e ela foi realizada exatamente do Rio de Janeiro para São Paulo. O autor da façanha foi o conde francês Lesdain e a distância percorrida foi de 700 quilômetros.

Itatiaia, no Rio de Janeiro, é uma parada interessante. O acesso se dá pela Via Dutra (BR-116), no km 318. O lugar é ideal para os amantes da natureza e suas maiores atrações estão concentradas no Parque Nacional do Itatiaia, que ocupa 30 mil hectares e se espalha pelas cidades de Itatiaia e Resende, no Rio de Janeiro, além das mineiras Itamonte, Alagoa e Bocaina. Além das belas cachoeiras, os visitantes podem fazer trilhas ecológicas e desfrutar da paisagem.

Bem pertinho de Itatiaia fica Penedo, única colônia finlandesa da América do Sul. Só essa curiosidade já vale a visita, mas, como se não bastasse, a cidade é um grande pólo turístico, com cachoeiras, trilhas ecológicas e pousadas aconchegantes. A noite de Penedo também é agitada, com muitos bares e restaurantes, além do Clube Finlandês, onde os turistas podem ver bailes com danças e músicas típicas.

A paulista São José dos Campos fica no Vale do Paraíba, a apenas 87 quilômetros de São Paulo. A terceira maior cidade do interior do Brasil, perdendo apenas para Campinas (SP) e Uberlândia (MG), tem atrações de “cidade grande” para quem quiser fazer uma paradinha por lá.

Dividida ao meio pela Via Dutra, São José dos Campos tem vários shoppings, mas também oferece natureza. O Parque da Cidade, com uma área de 516 mil metros quadrados, é uma opção de passeio. O Banhado, cartão-postal da cidade é um imenso anfiteatro natural, com 4,32 milhões de metros quadrados, em frente ao centro.

Onde ficar no caminho:

- Itatiaia Park Hotel
- Hotel Donati
- Pousada Serra da Índia
- Recanto das Três Bacias
- Intervale Othon Travel
- Blanco Palace Hotel

Leia mais sobre: Rio de Janeiro - São Paulo - viagens de carro.

Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Contador de notícias