iG - Internet Group

iBest

brTurbo

Alemanha alternativa: Potsdam, Leipzig, Dresden e Wernigerode
Se para você a Alemanha é só Berlim e Munique, está na hora de rever seus conceitos. As cidades do leste alemão oferecem roteiros para os apaixonados por histórias de guerra e cultura

iG São Paulo

Mais de duas décadas após a reunificação da Alemanha, as cidades da porção leste do país ressurgem como boas opções turísticas, especialmente para quem quer fugir das óbvias Berlim e Munique.

Getty Images


Dividida pelo rio Elba, Dresden tem um lado tradicional e outro que respira modernidade


Cercadas por florestas e parques, Potsdam, Leipzig, Dresden e Wernigerode deixaram de lado o passado difícil, marcado por bombardeios e repressão, para mostrar ao mundo o que têm de melhor.

Potsdam ficou internacionalmente famosa por ser a cidade em que os Aliados (U.R.S.S., EUA e Inglaterra) assinaram o acordo que deu início à Guerra Fria. Hoje, símbolos importantes do período de repressão se tornaram pontos turísticos na cidade.

Getty Images


Palácios e prédios reais são os atrativos de Potsdam


Wernigerode atrai mais de um milhão de turistas por ano interessados nas lendas de bruxas do Monte Brocken, que fica a poucos quilômetros do centro da cidade. Quem não se interessa por histórias assim, pode curtir o clima romântico de Wernigerode, destino perfeito para casais em lua-de-mel.

Divulgação


Modernidade e tradição formam um cenário inesperado em Leipzig

Historicamente voltada para o comércio, Leipzig é um prato cheio para quem gosta de história (especialmente da 2ª Guerra) e de música clássica, já que é berço de grandes ícones como Bach e Wagner.

Em Dresden, o turista encontra duas experiências diferentes numa mesma viagem. De um lado do Rio Elba, a "Cidade Velha" reúne importantes marcos históricos da Alemanha socialista. Do outro, a "Cidade Nova" é espaço para o agito cultural com galerias de arte, bares e lojas moderninhas.

Como chegar: quatro companhias realizam voos diretos entre São Paulo e Berlim: Swiss, Lufthansa, TAM e British Airways. Chegando a Berlim, vá a Potsdam de trem urbano, o S-Bahn (linha S7). Para ir a Dresden, Leipzig e Wernigerode, a melhor opção são os trens da Rail Europe.


Conheça mais sobre as cidades:

Potsdam

Dresden

Leipzig

Wernigerode e Monte Brocken

Mais fotos do Leste alemão


Já foi à Alemanha? Tem alguma dica do país? Conta pra gente pelo twitter: @igturismo

Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG




publicidade



Contador de notícias