iG - Internet Group

iBest

brTurbo

Puglia - Viagem à Itália - Principais atrações - Guia de viagem
Puglia está na porção mais ao sudeste da Itália, no salto da bota.

Mapa-Mundi - www.mapa-mundi.com

- Fuso-Clima-Visto-Feriados em Puglia
- Como chegar a Puglia
- Onde ficar e o que comer na Puglia
- Atrações para as crianças na Puglia
- Vida cultural e noturna da Puglia
- Roteiros inusitados na Puglia
- Compras em Puglia
- Informações úteis sobre Puglia

VEJA O FOTOSHOW DE PUGLIA

Para muitos viajantes, Puglia é a porta de entrada da Grécia, a partir do porto de Brindisi. Mas merece mais atenção. Essa região pouco conhecida tem inúmeras atrações, cidades riquíssimas em arqueologia e muita natureza.

Banhada pelos mares Adriático e Ionian, foi invadida por diversas civilizações, que tentavam conquistar a rota até Roma. A herança deixada por godos, germânicos, bizantinos, espanhóis, franceses e turcos está bem preservada na maioria das cidades.

Puglia oferece a beleza de grutas e cavernas marinhas, mar de água turquesa e praias de areia. Florestas de pinheiros, vinícolas, campos de grãos e vegetais. Rebanhos de carneiros e cabras completam o cenário bucólico.

Principais atrações:

1 - Piazza Sant'Oronzo
Lecce

É o ponto de partida do city tour por Lecce. A praça tem resquícios do Império Romano, como as ruínas do anfiteatro que data do século 1 a.C. e a imensa coluna romana.

2 - Basilica di Santa Croce
Via Umberto I - Lecce

Foram necessários quase dois séculos para erguer essa maravilha da arquitetura barroca, assinada por Gabriele Riccardo. A basílica ficou pronta em 1680, com destaque para a fachada repleta de anjos e demônios.

3 - Duomo, Piazza del Duomo
Lecce

A catedral de duas fachadas foi reconstruída entre 1659 e 1670 por Zingarello. As torres do campanário, com 64 metros de altura, dominam a paisagem da praça. Bem em frente à igreja está o Palazzo Vescovile, onde o arcebispo da cidade vive até hoje.

4 - Museo Provinciale
Viale Gallipoli

O museu tem uma interessante coleção de estátuas de bronze e moedas romanas, entre outros artefatos. Visite todas as galerias, especialmente a de desenhos antigos.

5 - Monopoli

A cidade é conhecida pelo porto e pelo centro histórico recortado por ruelas. Entre os pontos turísticos está o Museo della Cattedrale (Piazza Cathedrale 1), que exibe uma coleção de arte eclesiástica, relíquias do Império Bizantino.

6 - Santa Maria Amalfitana
Largo Plebiscito - Monopoli

A capela foi construída no século 12 por ricos mercadores, que navegavam pela região desde a Costa Amalfitana. A igreja mais antiga do local é hoje a cripta.

7 – Egnazia
Monopoli

Ao sul do porto estão as ruínas da antiga cidade de Egnazia, que podem ser exploradas a pé. No século 5 a.C., Egnazia era um importante centro comercial, que foi fortificado contra os piratas – as muralhas se estendiam por 2 quilômetros. O lugar depois foi colonizado pelos romanos.

8 - Taranto

Para ter a melhor vista da cidade, caminhe pela orla, a Lungomare Vittorio Emanuele. O coração do bairro antigo, ou Città Vecchia, está numa ilha, que separa Mare Piccolo e Mare Grande.

9 - Museo Archeologico di Taranto
Palazzo Pantaleo, Corso v. Emanuele, Rampa Pantaleo - Taranto

Aqui estão guardadas as evidências da gloriosa cidade de Taranto na época de Magna Graecia. Artefatos como vasos, mosaicos e esculturas, figuras em terracota e documentos contam a história da civilização de Puglia da Idade da Pedra aos tempos modernos.

10 – Manfredonia

A 43 quilômetros de Foggia, esse pequeno porto é famoso por seu castelo. Na época dos Cruzados, peregrinos e cavaleiros passaram por aqui. Muito depois, na Primeira Guerra Mundial, a cidade ficou conhecida como o local bombardeado pelos austríacos, em 1915.

Leia mais sobre: viagem à itália - puglia - toscana - calábria.

Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG




publicidade



Contador de notícias