Notícias
Capital da província da Terra do Fogo, Ushuaia tem museus que são paradas obrigatórias, além de muitas outras opções de passeios imperdíveis!
Carla Martins
- Viagem ao fim do mundo
- Parada 2 - El Calafete
Parada 3: Ushuaia
A chegada a Ushuaia é acompanhada de uma atmosfera mágica que invade os visitantes, afinal, não é qualquer um que consegue conhecer o fim do mundo. E a cidade explora bem essa característica, seja com os souvenirs, passeios, restaurantes, lojas e até um museu, chamado Museo del Fin del Mundo.
VEJA GALERIA DE FOTOS DA PATAGÔNIA ARGENTINA
A cidade de Ushuaia é a capital da província da Terra do Fogo e, com quase 46 mil habitantes (segundo o censo 2001), possui um dos portos mais estratégicos do mundo, por ser o porto de águas profundas mais próximo da Antártida. Para conhecer um pouco mais da história local, alguns museus são passagens obrigatórias: Museu del Fin del Mundo, Museo del Presidio e Museo Maritimo.
Por aqui as opções de passeio também não faltam e algumas delas são imperdíveis para os amantes da natureza.
Parque Nacional Tierra del Fuego
Fica a 11 quilômetros de Ushuaia e foi criado em 1960. Compreende uma área de 63 mil hectares da natureza mais austral em proteção. A fauna e a flora não são muito variadas, mas as paisagens e as caminhadas que se pode fazer no local valem a visita.
Lá também é possível avistar lagos, montanhas e os diques formados por castores. Os animais não são nativos de lá, mas alguns casais foram trazidos do Canadá há algumas décadas e, por não terem predadores, foram se reproduzindo e hoje somam milhares de exemplares. Devido à vida tranquila que levam, estão aumentando cada vez mais de tamanho e peso. Há registro de castores com 1,20 m e 38 quilos.
Eles devastam boa parte das árvores do local para construir seus diques, já que esses animais são muito mais ágeis na água.
Trem do Fim do Mundo
O trem do fim do mundo é uma opção para aqueles que desejam sentir na pele a história local. Na época em que o famoso presídio de Ushuaia estáva em funcionamento, os criminosos eram levados de trem até um local para cortar lenha e fornecê-la à população. Hoje, o trem é um ponto turístico importante da cidade, saindo da estação do Fim do Mundo, a oito quilômetros de Ushuaia e realizando um trajeto de aproximadamente 20 minutos.
Ilha de los Pajaros, Ilha de los Lobos e Pinguinera
O passeio de barco segue pelo Canal de Beagle, divisa natural entre Argentina e Chile, passando por diversas ilhas, entre elas a Ilha dos Pássaros e a Ilha dos Lobos, onde é possível ver de perto leões marinhos tomando sol, brincando, dormindo e voltando para as pedras depois de um mergulho.
Durante o trajeto também é possível avistar o Farol do Fim do Mundo, chamando Lhes Eclaireurs, um dos símbolos da cidade.
Depois de algum tempo a mais navegando chega-se à Pinguinera, uma ilha repleta de pinguins de Magalhães, que chegam bem perto do barco para matar a curiosidade e olhar os visitantes de perto. Os pinguins só podem ser vistos nessa ilha durante o verão. Depois de março, ele caem nas águas geladas com seus filhotes e partem para novas aventuras.
Lagos Escondido e Fagnano
O lago Escondido fica a 60 quilômetros de Ushuaia e está encravado na cordilheira. Recebeu esse nome porque, quando o tempo está fechado, as nuvens ficam paradas e “escondem” o lago, que fica invisível para quem tenta avistá-li do Paso Garibaldi, um mirante de onde é possível ver os lagos Escondido (em dias de céu aberto) e Fagnano.
O lago Fagnano é muito maior que o Escondido e é conhecido mundialmente pela pesca de trutas e salmão. Está a 100 quilômetros ao norte de Ushuaia e é dividido entre a Argentina e o Chile. Há passeios que chegam aos dois lados para uma visita contemplativa. Eles podem ser feitos de ônibus ou de 4x4, para quem optar por uma experiência mais emocionante. No inverno é mais difícil e perigoso chegar aos dois lagos, devido à grande quantidade de neve presente nas estreitas estradas.
Teleférico
Para quem está acostumado com os teleféricos do Brasil, as cadeirinhas de Ushuaia proporcionarão, certamente, um experiência única e surpreendente. Depois do trajeto no teleférico, chega-se a uma trilha bastante íngreme que leva os visitantes até o Glaciar Matial, a maior fonte de água potável da cidade.
A caminhada é difícil e demorada, mas vale a pena. Ao chegar no topo, pode-se encostar no gelo do Martial e visualizar, ao olhar para trás, toda a cidade de Ushuaia, o Canal de Beagle e a Ilha Navarino, no Chile.
No inverno, a trilha transforma-se em uma famosa estação de esqui e todas as árvores que eram verdes tornam-se brancas, cobertas pelo gelo.
Mais do que uma viagem de turismo, ir ao Fim do Mundo é ter a noção da clara da insignificância do homem frente à perfeição e grandiosidade da natureza, conhecer paisagens inesquecíveis e voltar com um monte de histórias na babagem pra contar.
Leia mais sobre: Patagônia Argentina - Ushuaia.
› Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG

