iG - Internet Group

iBest

brTurbo

O essencial de Dubai
Dubai é superlativa. Fruto da imaginação atrevida dos xeques da família Al Maktoum, no poder desde o século 19. A máquina financeira e publicitária inventou um destino turístico de puro luxo no desértico Oriente Médio.

Mapa-Mundi - www.mapa-mundi.com

- Fuso-Clima-Visto-Feriados em Dubai
- Como chegar a Dubai
- Onde ficar e o que comer em Dubai
- Atrações para as crianças em Dubai
- Vida cultural e noturna de Dubai
- O que ver nos arredores de Dubai
- Compras em Dubai
- Informações úteis sobre Dubai

VEJA A GALERIA DE FOTOS DE DUBAI

Tudo em Dubai é maior e autoproclamado melhor. O hotel Burj Al Arab é o único (também autoproclamado) sete-estrelas do mundo. Inaugurado no começo de 2010, o prédio Burj Dubai, de 828 metros de altura e 160 andares, é o mais alto do planeta. Vizinho à torre, o Dubai Mall impressiona com suas lojas que esbanjam luxo e ostentação.

A cidade tem praias e até ilhas artificiais, resorts badalados, shoppings gigantes. Tudo para atrair o turista – e conquistar cada centavo. Claro! Com as reservas de petróleo no limite, Dubai investe no marketing do turismo, para criar uma fonte de renda inesgotável.

Dubai é um dos sete emirados dos Emirados Árabes Unidos, país de maioria islâmica, que apesar de todo frenesi de modernidade, mantém suas tradições – bebida alcoólica só dentro dos hotéis. Se comparada com outra metrópole, a cidade ainda engatinha, mas o ritmo de seu crescimento é vertiginoso. E com o incrível fluxo de estrangeiros que a visitam, tornou-se um caldeirão cultural.

Principais Atrações 

1- Burj Al Arab
Jumeirah Beach Road, Umm Suqeim

Se você não puder pagar a diária estratosférica (Dhs 3.850) do hotel sete-estrelas, passe lá pelo menos para o chá da tarde (consumição mínima por pessoa: Dhs 250). Vale a pena conhecer a extravagância interior desse prédio em forma de vela, 350 metros mais alto do que a Torre Eiffel. No saguão há cascatas, aquários e muito, muito ouro.

2 - Bastakia
Entre a Al Fahidi Street e a margem sul do Creek

Um dos poucos bairros de Dubai propícios para um passeio a pé, Bastakia foi colonizada há cem anos por comerciantes iranianos. Caminhar pelas vielas estreitas é voltar no tempo e na história. Repare nas casas de coral cobertas por torres de vento (por causa do calor), que resistem até hoje.

3 - Dubai Museum
Al Fahidi Fort, Bastakia

O antigo forte Al Fahidi, construído em 1787 para defender a cidade e servir como residência oficial do governante, foi reformado e virou museu em 1970. As exibições são interativas e mostram para o visitante como funciona uma escola islâmica, como era um souk dos anos 50 e até qual a sensação de uma noite no deserto.

4 - Mesquita de Jumeirah
Jumeirah Beach Road, Jumeirah 1

Considerada a mais bela de Dubai, a mesquita é a única que permite a entrada de não-muçulmanos. As visitas ocorrem aos domingos e às quintas-feiras às 10h. Antes de entrar, as mulheres precisam colocar um lenço na cabeça e todos tiram os sapatos. Durante o tour, o guia explica aspectos da fé islâmica.

5 - Heritage & Diving Village
Al Shindagha

É um museu a céu aberto, às margens do Rio Creek, que conta o passado marítimo de Dubai, quando marinheiros exploravam as águas do Golfo Pérsico em busca de pérolas e peixes. Ceramistas e outros artesãos ficam no local, que também conta com painéis explicativos e uma tenda que mostra como viviam os beduínos.

6 - Sheikh Saeed Al Maktoum House
Al Shindagha

À beira do Creek, a casa foi construída em 1896 a partir de corais cobertos de limo e serviu como lar do antigo governante de Dubai até 1958. Hoje é um museu que expõe antigos documentos, selos, moedas e fotografias da cidade e da família real.

7 - Gold & Diamond Park Museum
Interconexão 4, Sheik Zayed Road

Em Jumeirah, o Parque do Ouro e do Diamante oferece passeios guiados para que os visitantes conheçam os métodos de produção do ouro e vejam como um diamante é lapidado. O pequeno museu apresenta jóias árabes, italianas e indianas. Apesar do preço alto, há muitas oportunidades de compras.

8 – Cruzeiro no Creek

Nada como um chique passeio de barco pelo Rio Creek numa noite estrelada. Os tours ocorrem diariamente a partir das 19h, com direito a aperitivo, jantar e música ao vivo a bordo.

9 - Ponto de travessia de abras
Al Seef Street, Creek Dubai

A maneira mais tradicional e econômica de conhecer o Creek é a bordo dos abras, pequenos barcos de madeira conhecidos como táxis aquáticos. Há um século, eles levam moradores e comerciantes de um lado ao outro da cidade. Durante o passeio, entenda como funcionava a vida da Dubai de antigamente. Evite os horários de pico. 

10 - Mercado das especiarias
Al Nasr Square, Deira

Nenhum passeio em Dubai é completo sem a visita ao colorido e cheiroso mercado de especiarias. Noz-moscada, cardamo, olíbano, anis-estrelado, favas e outras mercadorias ficam expostas nas fachadas das lojas. Deixe-se seduzir pelos comerciantes e pechinche bastante.

Leia mais sobre: Dubai.

Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG




publicidade



Contador de notícias