Queima de fogos e shows diversos animam o fim de ano de turistas e moradores. Saiba onde celebrar a virada em 10 capitais

Cerca de dois milhões de pessoas devem participar das comemorações de réveillon na Avenida Paulista
AE
Cerca de dois milhões de pessoas devem participar das comemorações de réveillon na Avenida Paulista
Nesta época do ano, é difícil fugir dos preços altos dos hotéis, passagens aéreas e festas de réveillon. Mas, mesmo se a grana estiver curta, não é preciso passar a virada em casa. Em diversas cidades, prefeituras e empresas patrocinadoras realizam eventos gratuitos que atraem uma multidão, com shows de artistas populares e grande queima de fogos. Entre os artistas que animarão à noite dos foliões pelo Brasil estão o DJ David Guetta, as bandas Restart e Paralamas do Sucesso e as cantoras Ivete Sangalo e Paula Fernandes.

Aracaju

Para quem quer curtir e dançar junto à multidão, o lugar para se estar na capital sergipana é na orla da praia de Atalaia , uma das mais movimentadas da cidade. A festa organizada pela prefeitura de Aracaju terá como principal atração a cantora baiana Daniela Mercury . No palco principal, sobem ainda os pagodeiros do Sorriso Maroto e a cantora pernambucana Maysa Reis. Para contemplar todos os ritmos musicais, o palco alternativo terá o DJ Versianni, a banda de samba Só Lamento e o pop rock do Cartel de Bali. No momento da virada, está previsto o lançamento de 30 mil balões e um show pirotécnico com 15 minutos de duração.

- Leia também: Desvendando Aracaju

Fábio Jr. e Fiuk, pai e filho, cantam juntos no réveillon 2011 na Avenida Paulista. Em 2012, pai e filho se apresentam em Belo Horizonte
Divulgação
Fábio Jr. e Fiuk, pai e filho, cantam juntos no réveillon 2011 na Avenida Paulista. Em 2012, pai e filho se apresentam em Belo Horizonte

Belo Horizonte

Os mineiros que buscam diversão gratuita na noite de ano-novo contam com duas grandes festas gratuitas. No centro da cidade, na Praça da Estação , o público confere aos shows de Tianastácia , Fiuk , Fábio Júnior e Paralamas do Sucesso , em evento organizado pelo segundo ano consecutivo pela Rede Globo Minas. A festa tem início às 20h do dia 31. À meia-noite, acontecerá a tradicional queima de fogos. Para participar das celebrações, no entanto, é preciso trocar um quilo de alimento não perecível, exceto sal e fubá, por um ingresso.

Outra opção é o réveillon realizado pela TV Alterosa, na Pampulha . As sete balsas espalhadas pela lagoa proporcionarão 20 minutos de show pirotécnico. A festa terá ainda apresentações da banda de axé Terra Samba, do cantor sertanejo Eduardo Costa e da banda de pagode Pixote. Os shows começam a partir das 19h e vão até as 2h da manhã.

- Leia também: 10 passeios bate e volta saindo de Belo Horizonte


Florianópolis

Destino de viagem de famosos e endinheirados no fim do ano, quem não quiser gastar com ingressos para festas badaladas em boates e clubes de praias poderá se divertir gratuitamente na orla da capital catarinense. O “Réveillon Encantado” da Prefeitura de Florianópolis tem como palco principal a Avenida Beira Mar Norte . Entre as bandas que animam à noite, a grande atração é a cantora sertaneja Paula Fernandes , que sobe ao palco às 22h30. À meia-noite, o público acompanha a queima de fogos, que terá 18 minutos de duração. Novidade neste ano, a festa da virada em Floripa acontece também na Beira Mar Continental , com bandas locais e queima de fogos.

- Leia também: Guia de viagem de Florianópolis

Ivete Sangalo comanda o show da virada na praia de Iracema, em Fortaleza
- Divulgação
Ivete Sangalo comanda o show da virada na praia de Iracema, em Fortaleza

Fortaleza

Fortaleza realiza uma das festas de réveillon mais agitadas do Brasil. Ao todo, catorze atrações divertem o público em três pontos da cidade. O palco principal da virada, no entanto, é no aterro da Praia de Iracema . A virada lá será comandada pela cantora baiana Ivete Sangalo e o encerramento terá a dupla de sanfoneiros cearenses  Ítalo e Renno . Apresentam-se ainda Mona Gadelha , Arsenic , Titãs e Fagner . O público confere ainda 15 minutos de queima de fogos de artifício, que será acompanhada de músicas populares e clássicas.

- Galeria de fotos: Conheça as principais atrações de Fortaleza


João Pessoa

Todos os anos, a praia de Tambaú atrai uma multidão para a festa de ano-novo organizada pela prefeitura da capital paraibana. A passagem de 2011 e 2012 contará com apresentações de Antônio Nóbrega, Rita Lee e Orquestra Sanhauá durante toda a noite e madrugada. A festa contará ainda com duas tendas com apresentações de grupos de cultura popular.

Zeca Pagodinho leva sua alegria para a praia de Boa Viagem, no Recife
Dhavid Normando/Riotur
Zeca Pagodinho leva sua alegria para a praia de Boa Viagem, no Recife
Maceió

Para a alegria de turistas e maceioenses, a capital alagoana realiza este ano algumas das mais badaladas festas fechadas do litoral brasileiro, como a Absoluto e a Enchanté. No entanto, quem quiser brindar 2012 sem ter que comprar ingresso contará com quatro pontos de festa pública com shows de bandas locais e queima de fogos de artifício. O ponto mais fervido para a virada, no entanto, é a praia de Ponta Verde . Além dos 15 minutos de show pirotécnico, farão apresentações a banda da Polícia Militar e as bandas alagoanas Nosso Samba e Sabaki. Os municípios vizinhos de Maragogi e Barra de São Miguel também terão festa com música e fogos.


Recife

Quem escolheu a capital pernambucana para passar o ano-novo encontra festas públicas e populares animadas. Um dos locais mais animados para passar a virada é nas areias da praia de Boa Viagem . A programação começa às 21h com show do Mundo Livre S.A. , na sequência tem cover do Roberto Carlos com a Del Rei. Atração principal do evento, o cantor Zeca Pagodinho entra as 23h15 e puxa a contagem regressiva. A Orquestra Popular da Bomba do Hemetério encerra a noite. O show pirotécnico terá duração de 15 minutos. Outra opção é o município de Jaboatão dos Guararapes , na região metropolitana de Recife, que terá shows de Alceu Valença e Banda Calypso .

- Leia também: O essencial de Recife


DJ David Guetta faz a multidão dançar na praia de Copacabana
Getty Images
DJ David Guetta faz a multidão dançar na praia de Copacabana

Rio de Janeiro

É na praia de Copacabana que acontece a mais famosa queima de fogos do País. Para divertir o público, ao longo da orla serão montados dois palcos. No principal, localizado em frente ao Copacabana Palace Hotel, o apresentador Otaviano Costa comanda as atrações da noite, que incluem a sambista Beth Carvalho , o grupo O Rappa , o cantor Latino , o DJ francês David Guetta e a escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, que encerra as apresentações da noite. Em outro palco, montado na altura da Rua Santa Clara, há shows com o cantor Moraes Moreira, o grupo Blitz e com as escolas de samba Unidos da Tijuca e Estação Primeira de Mangueira. À meia-noite, a tradicional queima de fogos poderá ser vista de qualquer ponto da orla da Avenida Atlântica, do Leme ao Posto Seis.

- Leia também: Cinco festas de Réveillon imperdíveis no Rio


Salvador

Cerca de um milhão de turistas e baianos deverão passar o ano-novo em Salvador, segundo dados da Empresa Salvador Turismo (Saltur). Para contemplar esta multidão, haverá queima de fogos em 14 pontos da capital baiana e nas ilhas de Maré, Bom Jesus dos Passos e dos Frades. O réveillon oficial de Salvador acontece no Farol da Barra . Além da queima de fogos de artifício, o público requebra ao som da banda Parangolé (do hit Rebolation), do percussionista baiano Magary Lord e da cantora Juliana Ribeiro. Para trazer boas energias ao ano que chega, baianas vestidas a caráter derramarão água de cheiro sobre o palco e o público. No dia primeiro de janeiro ocorre a procissão marítima de Bom Jesus de Navegantes.

- Leia também: O essencial de Salvador

A banda adolescente Restart abre os shows da festa de réveillon na Avenida Paulista
Gustavo Abreu
A banda adolescente Restart abre os shows da festa de réveillon na Avenida Paulista

São Paulo

Enquanto muitos paulistanos deixam a cidade na época do ano-novo, a Avenida Paulista recebe dois milhões de pessoas para a tradicional festa de réveillon. Das 20h às 2h30, bandas e artistas se revezarão para animar o público, entre eles, os grupos pop Restart , Jota Quest e KLB . Ao longo da famosa via, foram instalados 13 telões, além de torres de LED de 510m² no palco. O show de fogos de artifício que marca o início de 2012 terá duração de 12 minutos. Além da festa na Paulista, pelo segundo ano consecutivo, a cidade terá comemorações também na Represa do Guarapiranga , na zona sul da cidade, com seis atrações musicais. O show de abertura é do Padre Marcelo Rossi.

- Leia também: 10 passeios bate e volta saindo de São Paulo

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.